Representantes da CAERD participam do Seminário Nacional Universalizar no Distrito Federal

Por Rejane Júlia • 13 de novembro de 2024

Durante painel, os especialistas responderam a perguntas do público presente e de quem assistia online - Foto: Nestor Borralho

 

O presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD, Cleverson Brancalhão, o diretor financeiro, Nestor Borralho, e a assessora Nayara Gomes participam em Brasília do Seminário Nacional Universalizar, promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento - Aesbe, que marca também os 40 anos da instituição. O evento, reúne profissionais do setor de saneamento de todo o país para debater temas importantes para o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor. 

Para Brancalhão, “a iniciativa da Aesbe em promover este evento é essencial para aproximar empresas, especialistas e lideranças comprometidas com o avanço do saneamento básico no Brasil. Celebrar 40 anos é reafirmar um legado de cooperação e inovação que impacta diretamente a vida das pessoas”.

No primeiro dia do seminário, diversos temas foram debatidos em formato de painel, incluindo o marco regulatório do saneamento, a reforma tributária e o papel das parcerias público-privadas - PPPs, que têm sido fundamentais para impulsionar a inovação no setor.

Nesta quarta-feira (13), segundo dia do evento, Cleverson Brancalhão, presidente da CAERD e do Conselho Fiscal da Aesbe, teve uma participação de destaque como moderador do Painel 5 – “Segurança Hídrica: ações para mitigação dos impactos das mudanças climáticas no setor de saneamento”. Brancalhão conduziu uma discussão rica e abrangente, com a participação do presidente da Aesbe e da Cagece, Neuri Freitas; do vice-presidente Nacional da Aesbe e presidente da Saneago, Ricardo Soavinski; da diretora de Planejamento e Projetos do Saneacre, Daniela Silva Tamwing Aguilar; do diretor da Abes e gerente do Crea-RJ, Josivan Moreno; e do diretor interino da Agência Nacional de Águas - ANA, Nazareno Marques de Araújo.

Durante o painel, os especialistas responderam a perguntas tanto do público presente no auditório quanto de quem acompanhava a transmissão ao vivo pelas redes sociais. 

“Foi um privilégio mediar este debate sobre segurança hídrica, um tema urgente que exige inovação constante para garantir o acesso sustentável à água. A troca de experiências e o compromisso coletivo do setor são fundamentais para desenvolver soluções que assegurem a segurança hídrica e melhorem a qualidade de vida das pessoas, especialmente em regiões como Rondônia, afetadas pelas mudanças climáticas”, ressaltou o presidente da CAERD.

O Seminário Nacional Universalizar segue até a próxima quinta-feira, dia 14, com uma agenda rica e cheia de conteúdo relevante, em que serão discutidos temas essenciais como a atuação do setor de saneamento na COP30, inovações tecnológicas para aumentar a eficiência do setor, o fortalecimento da regulação rumo à universalização, além de debates sobre a reforma tributária e a tarifa social no contexto do saneamento.

Imprimir

Diretoria Executiva da CAERD recebe empresários da Embaixada Suíça em Porto Velho para discutir parcerias

CAERD amplia abastecimento na Rondônia Rural Show com nova ETA de capacidade dobrada

CAERD alinha detalhes para a Rondônia Rural Show 2025 e avança na instalação da ETA compacta em Ji-Paraná

CAERD leva reflexão sobre preservação das geleiras a estudantes de Porto Velho

CAERD marca presença no encerramento do projeto 'Conscientizar para Preservar' em Porto Velho

CAERD comemora Dia Mundial da Água em Porto Velho

CAERD realiza palestra educativa em instituição religiosa em alusão ao Dia Mundial da Água

CAERD promove segundo Pit Stop em Porto Velho, em parceria com Escola de Trânsito, para conscientização sobre água e segurança viária

CAERD participa de reunião de alinhamento da Campanha Maio Amarelo

CAERD marca presença na abertura da Semana da Água em parceria com Sedam

Funcionários da CAERD participam da 1ª Conferência de Resíduos Sólidos de Rondônia

CAERD e Prefeitura de Vale do Paraíso unem forças para melhorar abastecimento de água