Representantes da CAERD participam do Seminário Nacional Universalizar no Distrito Federal

Por Rejane Júlia • 13/11/2024

Durante painel, os especialistas responderam a perguntas do público presente e de quem assistia online - Foto: Nestor Borralho

 

O presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD, Cleverson Brancalhão, o diretor financeiro, Nestor Borralho, e a assessora Nayara Gomes participam em Brasília do Seminário Nacional Universalizar, promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento - Aesbe, que marca também os 40 anos da instituição. O evento, reúne profissionais do setor de saneamento de todo o país para debater temas importantes para o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor. 

Para Brancalhão, “a iniciativa da Aesbe em promover este evento é essencial para aproximar empresas, especialistas e lideranças comprometidas com o avanço do saneamento básico no Brasil. Celebrar 40 anos é reafirmar um legado de cooperação e inovação que impacta diretamente a vida das pessoas”.

No primeiro dia do seminário, diversos temas foram debatidos em formato de painel, incluindo o marco regulatório do saneamento, a reforma tributária e o papel das parcerias público-privadas - PPPs, que têm sido fundamentais para impulsionar a inovação no setor.

Nesta quarta-feira (13), segundo dia do evento, Cleverson Brancalhão, presidente da CAERD e do Conselho Fiscal da Aesbe, teve uma participação de destaque como moderador do Painel 5 – “Segurança Hídrica: ações para mitigação dos impactos das mudanças climáticas no setor de saneamento”. Brancalhão conduziu uma discussão rica e abrangente, com a participação do presidente da Aesbe e da Cagece, Neuri Freitas; do vice-presidente Nacional da Aesbe e presidente da Saneago, Ricardo Soavinski; da diretora de Planejamento e Projetos do Saneacre, Daniela Silva Tamwing Aguilar; do diretor da Abes e gerente do Crea-RJ, Josivan Moreno; e do diretor interino da Agência Nacional de Águas - ANA, Nazareno Marques de Araújo.

Durante o painel, os especialistas responderam a perguntas tanto do público presente no auditório quanto de quem acompanhava a transmissão ao vivo pelas redes sociais. 

“Foi um privilégio mediar este debate sobre segurança hídrica, um tema urgente que exige inovação constante para garantir o acesso sustentável à água. A troca de experiências e o compromisso coletivo do setor são fundamentais para desenvolver soluções que assegurem a segurança hídrica e melhorem a qualidade de vida das pessoas, especialmente em regiões como Rondônia, afetadas pelas mudanças climáticas”, ressaltou o presidente da CAERD.

O Seminário Nacional Universalizar segue até a próxima quinta-feira, dia 14, com uma agenda rica e cheia de conteúdo relevante, em que serão discutidos temas essenciais como a atuação do setor de saneamento na COP30, inovações tecnológicas para aumentar a eficiência do setor, o fortalecimento da regulação rumo à universalização, além de debates sobre a reforma tributária e a tarifa social no contexto do saneamento.