Por Richard Neves • 07 de novembro de 2024
No último domingo (3), a Diretoria Executiva da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD) se reuniu com moradores e o representante da Associação dos Moradores da Vila Dnit, localizada na margem esquerda do Rio Madeira, na BR-319, em Porto Velho. O encontro contou com a presença do diretor financeiro da CAERD, Nestor Borralho, e da coordenadora estratégica de Operações Norte - Ceon, Liliam Lucena e do representante dos moradores da Vila Dnit, Nelildo Damazio de Oliveira.
A Vila Dnit, habitada desde 2014, surgiu após a cheia histórica do rio Madeira. Desde então, as famílias têm dependido de poços construídos por uma empresa contratada por um órgão federal para o abastecimento de água. Contudo, com a atual crise hídrica, a Companhia tem feito o possível para atender as necessidades da comunidade, utilizando caminhões-pipa para garantir o abastecimento.
Em uma audiência realizada no dia 19 de setembro, no Ministério Público de Rondônia (MPRO), foi estabelecida a realização de serviços paliativos aos moradores da Vila Dnit, mediante manutenção do sistema, até que se conclua a obra da Estação de Tratamento e da Estação de Esgoto, conforme processo em andamento na Justiça Federal.
Durante a reunião, foram discutidas alternativas para melhorar a situação do abastecimento na vila. Uma das principais propostas foi a instalação de hidrômetros nas residências, permitindo que a estatal assuma oficialmente o abastecimento de água na localidade.
O diretor financeiro, Nestor Borralho, enfatizou a importância da parceria entre a CAERD e a comunidade. “Estamos aqui para ouvir e buscar soluções viáveis. A instalação de hidrômetros é um passo significativo para garantir um abastecimento regular e de qualidade. Queremos que todos tenham acesso à água potável e que possamos trabalhar juntos para superar os desafios”, salientou.
A coordenadora da Ceon, Liliam Lucena também destacou a relevância da reunião. “Esse diálogo é fundamental. A Companhia está comprometida em encontrar soluções que atendam as demandas da população e, com a colaboração da comunidade, podemos construir um futuro melhor para todos, comentou.
A proposta de instalação dos hidrômetros será avaliada pela CAERD, que se comprometeu em retornar com um plano concreto para implementação. A expectativa é que, com essa iniciativa, a Vila Dnit possa contar com um abastecimento de água mais eficiente e sustentável.
COMUNICADO PORTO VELHO 08/07/2025
COMUNICADO URUPÁ 08/07/2025
COMUNICADO URUPÁ 06/07/2025
COMUNICADO PORTO VELHO - REGIÃO CENTRAL 04/07/2025
Reservatórios residenciais garantem segurança no abastecimento durante verão amazônico
CAERD conclui melhorias no sistema de abastecimento de água no distrito de São Carlos
COMUNICADO URUPÁ 01/07/2025
Mascote da CAERD leva diversão e conscientização ao PVH em Ação
CAERD aproxima serviços da população em evento da Prefeitura de Porto Velho
Equipe operacional da CAERD atua na recuperação de rede no distrito de São Carlos
CAERD fortalece visão estratégica ao participar do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento em São Paulo
COMUNICADO PORO VELHO- ZONA SUL 26/06/2025