Por Richard Neves • 07/11/2024
No último domingo (3), a Diretoria Executiva da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD) se reuniu com moradores e o representante da Associação dos Moradores da Vila Dnit, localizada na margem esquerda do Rio Madeira, na BR-319, em Porto Velho. O encontro contou com a presença do diretor financeiro da CAERD, Nestor Borralho, e da coordenadora estratégica de Operações Norte - Ceon, Liliam Lucena e do representante dos moradores da Vila Dnit, Nelildo Damazio de Oliveira.
A Vila Dnit, habitada desde 2014, surgiu após a cheia histórica do rio Madeira. Desde então, as famílias têm dependido de poços construídos por uma empresa contratada por um órgão federal para o abastecimento de água. Contudo, com a atual crise hídrica, a Companhia tem feito o possível para atender as necessidades da comunidade, utilizando caminhões-pipa para garantir o abastecimento.
Em uma audiência realizada no dia 19 de setembro, no Ministério Público de Rondônia (MPRO), foi estabelecida a realização de serviços paliativos aos moradores da Vila Dnit, mediante manutenção do sistema, até que se conclua a obra da Estação de Tratamento e da Estação de Esgoto, conforme processo em andamento na Justiça Federal.
Durante a reunião, foram discutidas alternativas para melhorar a situação do abastecimento na vila. Uma das principais propostas foi a instalação de hidrômetros nas residências, permitindo que a estatal assuma oficialmente o abastecimento de água na localidade.
O diretor financeiro, Nestor Borralho, enfatizou a importância da parceria entre a CAERD e a comunidade. “Estamos aqui para ouvir e buscar soluções viáveis. A instalação de hidrômetros é um passo significativo para garantir um abastecimento regular e de qualidade. Queremos que todos tenham acesso à água potável e que possamos trabalhar juntos para superar os desafios”, salientou.
A coordenadora da Ceon, Liliam Lucena também destacou a relevância da reunião. “Esse diálogo é fundamental. A Companhia está comprometida em encontrar soluções que atendam as demandas da população e, com a colaboração da comunidade, podemos construir um futuro melhor para todos, comentou.
A proposta de instalação dos hidrômetros será avaliada pela CAERD, que se comprometeu em retornar com um plano concreto para implementação. A expectativa é que, com essa iniciativa, a Vila Dnit possa contar com um abastecimento de água mais eficiente e sustentável.