Por AESB • 01 de dezembro de 2014
A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) criou, na tarde de hoje, um grupo de trabalho para detalhar a proposta de desoneração do PIS/Cofins para o setor. Após reunião com o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, com o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Osvaldo Garcia, e com o deputado federal Julio Lopes (PP/RJ), os dirigentes das companhias estaduais de saneamento decidiram simplificar a proposta da entidade.
A iniciativa foi realizada para atender à solicitação do ministro Gilberto Occhi, que apoiou a retomada das discussões sobre o pleito com o governo federal, desde que efetuada a simplificação da proposta. O secretário nacional de Saneamento Ambiental, Osvaldo Garcia, reiterou o posicionamento do ministro e destacou que a proposta deve prever que os recursos advindos da desoneração sejam revertidos às iniciativas de eficientização das prestadoras estaduais de saneamento e à modernização do setor, de modo que essas contribuam à ampliação e à melhoria dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
O consenso entre os presentes foi o de que, com a simplificação da proposta, as chances da nova equipe ministerial acatar a reivindicação seriam maiores, inclusive em função do compromisso assumido pela presidente Dilma durante a campanha eleitoral.
O trabalho de redefinição da proposta começou a ser discutido nesta tarde, na sede da Aesbe, em Brasília. O resultado das deliberações de hoje serão apresentadas ao Ministério das Cidades em dezembro.
Participaram das atividades do dia, o presidente da Aesbe e da Compesa (PE), Roberto Tavares, o presidente da Cagece (CE), André Facó, o presidente da Deso (SE), Sérgio Ferrari, o presidente da Embasa (BA), Abelardo de Oliveira, o procurador da Casan (SC), Celso Pereira, o diretor Financeiro da Cedae (RJ), Renato Prates, o diretor de Projetos da Cedae (RJ), Marco Antonio, o assessor da presidência da Sabesp (SP), Aurélio Boranga, o assessor da presidência da Odebrecht Ambiental/Saneatins (TO), Mario Amaro, a advogada da Cesan (ES), Ana Cristina, a advogada da Aesbe, Elizabeth Góes e o contador da Sanepar, Ozíres Kloster.
Reservatórios residenciais garantem segurança no abastecimento durante verão amazônico
CAERD conclui melhorias no sistema de abastecimento de água no distrito de São Carlos
Mascote da CAERD leva diversão e conscientização ao PVH em Ação
CAERD aproxima serviços da população em evento da Prefeitura de Porto Velho
Equipe operacional da CAERD atua na recuperação de rede no distrito de São Carlos
Presidente da CAERD recebe representante de Nova Califórnia
CAERD publica 18ª chamada de aprovados no Processo Seletivo 04/2023
Tenda da CAERD vira referência em sustentabilidade na 3° Feira Cultural Café com Milho e 13ª Pomerfest
Mascote CAERD conquista crianças e pais na Feira Café com Milho
CAERD leva água, educação e cidadania à Feira Café com Milho, em Espigão do Oeste
CAERD abre as portas para visita técnica de estudantes na ETA Nova, em Porto Velho
Presidente da CAERD recebe visita institucional de representantes de Ouro Preto do Oeste