Caerd adota medidas para normalizar a distribuição de água em Guajará-Mirim

Por Assessoria • 06 de junho de 2014

7 - CAERD    BOMBEAMENTO. Foto JOTA GOMES (2)

                                   Bombeamento de água (J.Gomes)

O município de Guajará-Mirim, distante cerca de 350 quilômetros de Porto Velho, vive um momento delicado em decorrência da última enchente, entre as dificuldades está a distribuição de água tratada para a zona urbana. Parte da cidade não está recebendo água em decorrência de vazamento na rede de captação, reduzindo a capacidade de 103 litros por segundo para 56 e, posteriormente, 28 litros por segundo.

7 - ENGENHEIRO E DIRETOR TÉCNICO OPERACIONAL DA CAERD. MAURO BERBERIAN. FOTO LUCIANE GONÇALVES.jp

                     Mauro Berberian, diretor Técnico Operacional (J.Gomes)

Segundo a Superintendência Regional Rio Candeias da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), o problema ocorreu em razão do rompimento em uma das adutoras instaladas no rio Mamoré. O encanamento está posicionado 4 metros abaixo do nível do rio e como as águas ainda não chegaram à cota normal, o processo de recuperação da adutora ficou comprometido. O diretor técnico operacional, engenheiro Mauro Berberian, ressalta que a atuação da Caerd foi imediata, “tão logo se detectou anormalidade na distribuição de água desencadeamos ações para restabelecer o serviço”.

7 - CAERD BOMBEAMENTO. Foto JOTA GOMES (1).JP

                                  Bombeamento (J.Gomes)

Estudos da equipe técnica da Caerd apontaram a reativação da antiga unidade de captação, instalada no Igarapé do Palheta, localizado no bairro Santa Luzia em Guajará-Mirim, como alternativa para solucionar o problema e garantir a segurança, explica o diretor técnico. “No entanto, para entrar em funcionamento havia a necessidade da instalação de uma subestação de energia, serviço de competência da Eletrobras que, por sua vez, não acatou o pedido de realização do trabalho”.

Por ser um serviço de primeira necessidade, a Caerd recorreu ao Ministério Público (MP), através da 1° Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim – Curadoria do Cidadão, solicitando a cooperação da Eletrobras. O promotor de justiça Samuel Alvarenga Gonçalves propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), determinando à Eletrobras providenciar a rede de alta tensão até às 18h do último dia 3 de junho sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil, medida não cumprida totalmente pela Eletrobras que ainda não ligou a energia.

A mesma obrigação e penalidade foi estabelecida à Caerd, que deveria instalar a rede de baixa tensão para tornar operante o sistema de captação de água no rio Palheta. Tais serviços foram finalizados às 14h40 da última terça-feira, dentro do período determinado pelo MP. Para restabelecer a normalidade na distribuição de água aos moradores de Guajará-Miriam, a Caerd ainda precisa que a Eletrobrás cumpra sua parte do acordo, acionando a rede de alta tensão.

“Infelizmente por um problema externo, alheio a nossa competência que é a falta de infraestrutura elétrica, a Caerd fica com a imagem desgastada. Todas as medidas foram tomadas para que assim tão logo a subestação fique pronta a distribuição de água seja normalizada”, declarou Mauro Berberian.

 


Fonte
Texto: Luciane Gonçalves - Assessoria Caerd
Fotos: J. Gomes
Decom - Governo de Rondônia
Imprimir

CAERD divulga resultado provisório do credenciamento de leiloeiros oficiais

CAERD abre credenciamento para leiloeiros públicos

CAERD recebe representantes de moradores da Vila Dnit para tratar do abastecimento de água

CAERD fortalece parcerias regionais com Saneacre em agenda estratégica no Acre

CAERD realiza 4ª oficina de gestão administrativa com gestores da Cgad

COMUNICADO GUAJARÁ-MIRIM 17/12/2025

CAERD oferece oportunidade para clientes quitarem dívidas com até 95% de desconto no mutirão do Tribunal de Justiça de Rondônia

COMUNICADO NOVA MUTUM PARANÁ 13/12/2025

COMUNICADO CEREJEIRAS 11/12/2025

Honraria máxima da CAERD celebra profissionais que impulsionaram avanços e garantiram destaque no Prêmio Ser Humano 2025

CAERD realiza sonho de menina de 5 anos durante evento de entrega de presentes da Campanha Papai Noel dos Correios

COMUNICADO COLORADO DO OESTE 10/12/2025