Por CAERD • 30 de novembro de -0001
Programa: Socioambiental
“D’OLHONÁGUA"
1. APRESENTAÇÃO
A manutenção de sistemas de saneamento é obrigação do Estado, garantida na Política Nacional de Saneamento (lei 11.445-07), mas a solução ou a minimização de muitos problemas só será possível se a comunidade afetada estiver, primeiramente, sensível à necessidade de mudanças. Este é o primeiro passo para que as pessoas se mobilizem e tomem atitudes concretas na busca das transformações almejadas.
Seguir o método Educomunicação, sugerido pelo Ministério das Cidades: 1° passo Compromisso com o diálogo permanente e continuado;
2° passo Compromisso com a interatividade e produção participativa;
3° passo compromisso com a transversalidade;
4° passo compromisso com o encontro/diálogo de saberes;
5° passo Compromisso com a proteção e valorização do conhecimento tradicional e popular e 6° passo Compromisso com a não-discriminação e com o respeito à individualidade.
Nesse sentido propõe-se um programa que atenda tanto as associações de bairros quanto a comunidade estudantil, no sentido e transmitir informações a respeito dos temas: a importância do uso da água tratada, fases do tratamento da água, doenças de veiculação hídrica e dicas de como evitar o desperdício.
Este Programa se faz necessário, para que seja disseminado a importância do uso da água tratada, para atender principalmente, as áreas onde foram realizadas obras do PAC e ouve pouca adesão da população à rede da CAERD.
2. METODOLOGIA DESTA AÇÃO
1. A Comissão dos Agentes de Controle de Desperdícios – ACD’S realizará aulas de educação socioambiental, em escolas das redes municipais e estaduais. Essas aulas serão realizadas em um tempo médio de 30 minutos.
2. Nessas aulas serão abordados os temas propostos através de apresentação de Power Point e filmes de curta duração. Para concluir será feito um momento de diálogo com os alunos para reafirmar a importância de passar essa mensagem aos pais.
3. As aulas serão ministradas pelos técnicos da CAERD com experiência na área.
3. PÚBLICO ALVO:
O Programa abrangerá todos os alunos dos 6º e 7º anos, das escolas municipais e estaduais do Estado de Rondônia.
Localidades |
Palestrantes |
Porto Velho |
1. Regina Postigo 2. Cheila 3. Walmir Argolo 4. Nailton 5. Eliáurio 6. Salomão 7. Mônica
|
Guajará Mirim |
1. Sebastião Souza Conceição
|
Nova Mamoré |
1. Arlene |
Ariquemes |
1. Olavo |
Jaru |
1. Ilma |
Ouro Preto |
1. Marilda 2. José Pereira (Zezinho) |
Ji-Paraná |
1. Almira 2. Sandra
|
Presidente Medici |
1. Milton |
Pimenta Bueno |
1. José Correia |
Espigão Do Oeste |
1. Oalaci Deumar Tesch |
Rolim de Moura |
1. Nilva
|
Colorado |
1. Geovanil |
4.INVESTIMENTO
Esta ação não terá custos, a Companhia possui todos os equipamentos especificados e técnicos capacitados com qualificação adequada.
MATERIAL DIDÁTICO E EQUIPAMENTOS
MATERIAL DIDÁTICO/EQUIPAMENTOS |
QUANTIDADE |
Note Book |
01 |
Data Show |
01 |
Tenda |
01 |
Cadeiras |
40 |
Tela de Projeção |
01 |
Sugestão: para realização dessa ação, será necessário a confecção de folders.
5. ORGANIZAÇÃO, PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO:
Presidência: Engª Márcia Cristina Luna e ADP: Maria Lucilene Alves de Lima
Diretoria Técnica Operacional – DTO: Engª Débora Medina Reis
5.1 PLANEJAMENTO: Comissão dos ACD’S
5.2 EXECUÇÃO DAS MATÉRIAS:
Matéria para o site
Servidora responsável para elaborar as matérias e notas para publicação no site, Resp. Mônica - Observação: cada ação deverá ter uma matéria para publicação.
5.3 EXECUÇÃO DAS AULAS SÓCIO-AMBIENTAL
Será realizada pelos Agentes de Controle de Desperdício- ACD e Demais servidores da Caerd quando solicitados.
5.4 Monitoramento e avaliação das Palestras
Durante e ao final da intervenção, é importante desenvolver métodos e técnicas para o monitoramento e a avaliação dos trabalhos. Monitorar um trabalho significa acompanhar o processo de execução das ações (Conforme Caderno metodológico M.Cidades).
Os indicadores de monitoramento devem ser traçados antes de desenvolver as ações e podem ser utilizados questionários aos participantes durante e no final das palestras, após deverá acontecer uma avaliação com proposta de adequação.
6. APOIO LOGISTICO:
- Veículo para transporte dos palestrantes.
- Liberação da chefia imediata no dia e horário em que forem realizar as palestras.
Caso a aula ocorra no período noturno, compreendendo período de 06:00 as 10:00h o servidor poderá fazer o remanejamento do horário combinado com a chefia. Ex. se a palestra for à noite, no período da tarde o servidor deverá ser liberado.
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