CAERD fortalece parceria estratégica para revitalização das nascentes do rio Palmeira em Espigão do Oeste

Por Rejane Júlia • 08 de setembro de 2025

Com o objetivo de garantir a preservação ambiental, assegurar o abastecimento sustentável de água para a população e recuperar áreas degradadas, alinhando-se às ações de enfrentamento à crise hídrica, foi realizada, nesta segunda-feira (8), na Prefeitura de Espigão do Oeste, a reunião de lançamento do Projeto de Revitalização das Nascentes do Rio Palmeiras, iniciativa elaborada pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia – TCE.

O encontro contou com a participação do presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – CAERD, Cleverson Brancalhão e equipe, além de representantes da Prefeitura Municipal, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, da Secretaria de Estado do Patrimônio e Regularização Fundiária – Sepat, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Censipam, bem como técnicos do TCE, supervisionados pelo Conselheiro Francisco Junior.

A reunião marcou o início da definição das equipes de trabalho, das etapas do projeto e das primeiras ações de campo. Entre as atividades previstas estão a leitura bem mais precisa da topografia por drones, o mapeamento das áreas degradadas e a análise detalhada da qualidade da água, executada pela equipe técnica da CAERD seguindo os parâmetros das Resoluções nº 357 e nº 430 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama. Ao todo, serão realizadas 40 coletas triangulares, totalizando 120 amostras, que serão encaminhadas ao laboratório da Companhia em Porto Velho para análise.

Para o presidente da estatal, Cleverson Brancalhão, a parceria fortalece o papel da empresa no gerenciamento sustentável dos recursos hídricos. 
"A atuação da CAERD neste projeto demonstra nosso compromisso técnico e institucional com a preservação ambiental e o abastecimento seguro de água. Por meio de monitoramento criterioso, análises laboratoriais e planejamento integrado, contribuímos para a recuperação das nascentes e para a sustentabilidade hídrica do estado".

Brancalhou reforçou ainda que, a execução das análises da qualidade da água ficará sob a responsabilidade da química Joelma Ferreira, profissional disponibilizada pela Companhia, que conduzirá todo o processo com rigor técnico, seguindo os padrões estabelecidos pelo Connama.

O projeto evidencia a atuação integrada de todas as instituições envolvidas na promoção da qualidade de vida, na preservação ambiental e na proteção do futuro das próximas gerações, destacando a Companhia como referência na gestão eficiente e responsável dos recursos hídricos de Rondônia.

Imprimir

CAERD divulga resultado provisório do credenciamento de leiloeiros oficiais

CAERD abre credenciamento para leiloeiros públicos

CAERD recebe representantes de moradores da Vila Dnit para tratar do abastecimento de água

CAERD fortalece parcerias regionais com Saneacre em agenda estratégica no Acre

CAERD realiza 4ª oficina de gestão administrativa com gestores da Cgad

COMUNICADO GUAJARÁ-MIRIM 17/12/2025

CAERD oferece oportunidade para clientes quitarem dívidas com até 95% de desconto no mutirão do Tribunal de Justiça de Rondônia

COMUNICADO NOVA MUTUM PARANÁ 13/12/2025

COMUNICADO CEREJEIRAS 11/12/2025

Honraria máxima da CAERD celebra profissionais que impulsionaram avanços e garantiram destaque no Prêmio Ser Humano 2025

CAERD realiza sonho de menina de 5 anos durante evento de entrega de presentes da Campanha Papai Noel dos Correios

COMUNICADO COLORADO DO OESTE 10/12/2025