CAERD fortalece parceria estratégica para revitalização das nascentes do rio Palmeira em Espigão do Oeste

Por Rejane Júlia • 08 de setembro de 2025

Com o objetivo de garantir a preservação ambiental, assegurar o abastecimento sustentável de água para a população e recuperar áreas degradadas, alinhando-se às ações de enfrentamento à crise hídrica, foi realizada, nesta segunda-feira (8), na Prefeitura de Espigão do Oeste, a reunião de lançamento do Projeto de Revitalização das Nascentes do Rio Palmeiras, iniciativa elaborada pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia – TCE.

O encontro contou com a participação do presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – CAERD, Cleverson Brancalhão e equipe, além de representantes da Prefeitura Municipal, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, da Secretaria de Estado do Patrimônio e Regularização Fundiária – Sepat, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Censipam, bem como técnicos do TCE, supervisionados pelo Conselheiro Francisco Junior.

A reunião marcou o início da definição das equipes de trabalho, das etapas do projeto e das primeiras ações de campo. Entre as atividades previstas estão a leitura bem mais precisa da topografia por drones, o mapeamento das áreas degradadas e a análise detalhada da qualidade da água, executada pela equipe técnica da CAERD seguindo os parâmetros das Resoluções nº 357 e nº 430 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama. Ao todo, serão realizadas 40 coletas triangulares, totalizando 120 amostras, que serão encaminhadas ao laboratório da Companhia em Porto Velho para análise.

Para o presidente da estatal, Cleverson Brancalhão, a parceria fortalece o papel da empresa no gerenciamento sustentável dos recursos hídricos. 
"A atuação da CAERD neste projeto demonstra nosso compromisso técnico e institucional com a preservação ambiental e o abastecimento seguro de água. Por meio de monitoramento criterioso, análises laboratoriais e planejamento integrado, contribuímos para a recuperação das nascentes e para a sustentabilidade hídrica do estado".

Brancalhou reforçou ainda que, a execução das análises da qualidade da água ficará sob a responsabilidade da química Joelma Ferreira, profissional disponibilizada pela Companhia, que conduzirá todo o processo com rigor técnico, seguindo os padrões estabelecidos pelo Connama.

O projeto evidencia a atuação integrada de todas as instituições envolvidas na promoção da qualidade de vida, na preservação ambiental e na proteção do futuro das próximas gerações, destacando a Companhia como referência na gestão eficiente e responsável dos recursos hídricos de Rondônia.

Imprimir

CAERD fortalece parceria estratégica para revitalização das nascentes do rio Palmeira em Espigão do Oeste

CAERD efetiva mais de cem adesões ao sistema de água no mutirão da Comunidade Rei Davi, em Espigão do Oeste

CAERD publica resolução que garante ligações residenciais gratuitas para famílias da Comunidade Rei Davi, em Espigão do Oeste

CAERD divulga 23ª lista de convocação de aprovados no processo seletivo nº 04/2023

CAERD inicia expansão de serviços com cadastramento no distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari

COMUNICADO JI-PARANÁ 03/09/2025

COMUNICADO MIRANTE DA SERRA 03/09/2025

CAERD realiza mutirão de ligações de água na Comunidade Rei Davi, em Espigão do Oeste no sábado, 6

COMUNICADO JI-PARANÁ 02/09/2025

COMUNICADO URUPÁ 02/09/2025

COMUNICADO PRESIDENTE MÉDICI 02/09/2025

Presidente da CAERD, Cleverson Brancalhão, participa da 5ª Assembleia Geral Extraordinária da Aesbe e da posse da nova Diretoria Nacional