Por Rejane Júlia • 08/09/2025
Com o objetivo de garantir a preservação ambiental, assegurar o abastecimento sustentável de água para a população e recuperar áreas degradadas, alinhando-se às ações de enfrentamento à crise hídrica, foi realizada, nesta segunda-feira (8), na Prefeitura de Espigão do Oeste, a reunião de lançamento do Projeto de Revitalização das Nascentes do Rio Palmeiras, iniciativa elaborada pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia – TCE.
O encontro contou com a participação do presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – CAERD, Cleverson Brancalhão e equipe, além de representantes da Prefeitura Municipal, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, da Secretaria de Estado do Patrimônio e Regularização Fundiária – Sepat, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Censipam, bem como técnicos do TCE, supervisionados pelo Conselheiro Francisco Junior.
A reunião marcou o início da definição das equipes de trabalho, das etapas do projeto e das primeiras ações de campo. Entre as atividades previstas estão a leitura bem mais precisa da topografia por drones, o mapeamento das áreas degradadas e a análise detalhada da qualidade da água, executada pela equipe técnica da CAERD seguindo os parâmetros das Resoluções nº 357 e nº 430 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama. Ao todo, serão realizadas 40 coletas triangulares, totalizando 120 amostras, que serão encaminhadas ao laboratório da Companhia em Porto Velho para análise.
Para o presidente da estatal, Cleverson Brancalhão, a parceria fortalece o papel da empresa no gerenciamento sustentável dos recursos hídricos.
"A atuação da CAERD neste projeto demonstra nosso compromisso técnico e institucional com a preservação ambiental e o abastecimento seguro de água. Por meio de monitoramento criterioso, análises laboratoriais e planejamento integrado, contribuímos para a recuperação das nascentes e para a sustentabilidade hídrica do estado".
Brancalhou reforçou ainda que, a execução das análises da qualidade da água ficará sob a responsabilidade da química Joelma Ferreira, profissional disponibilizada pela Companhia, que conduzirá todo o processo com rigor técnico, seguindo os padrões estabelecidos pelo Connama.
O projeto evidencia a atuação integrada de todas as instituições envolvidas na promoção da qualidade de vida, na preservação ambiental e na proteção do futuro das próximas gerações, destacando a Companhia como referência na gestão eficiente e responsável dos recursos hídricos de Rondônia.