No dia cinco de junho comemora-se o dia mundial do meio ambiente. Historicamente sabemos que o homem em seu cotidiano sempre conviveu com a natureza e sempre procurou desenvolver técnicas para melhor utiliza-la, seja a vegetação, a riqueza da fauna e especialmente ás águas, porém somente a partir da década de 70 na conferencia de Estocolmo que as nações se uniram para tratar o assunto de uma maneira formal.
O que seria essa maneira formal? Que a partir de então o contexto ambiental seria tratado pelo viés cientifico e tecnológico. Ampliou-se a pesquisa cientifica e o desenvolvimento tecnológico pelos quais se desenvolveram ferramentas para melhor utilizarmos as reservas naturais.
O novo Código Florestal, através da lei n. 12.651/12 recentemente sancionada já foi bastante discutido e estamos atentos ás novas mudanças dado a importância da preservação da vegetação para a conservação das águas, pois através delas é que realizamos o abastecimento para todos nós.
A Caerd vem desenvolvendo alguns projetos na área ambiental: Estudo das Águas Subterrâneas da cidade de Porto Velho, as medições hidrológicas nas bacias hidrográficas de Jaru, Ouro Preto e Espigão d’Oeste, que são a quantidade de chuva que precipta nessas regiões e o nível das águas dos rios.
O estudo das ilhas de calor na cidade Porto Velho. Esses estudos são possíveis através das parcerias institucionais com a Universidade Federal de Rondônia, a CPRM e as Prefeituras. Já se apresentou os primeiros resultados, cadastrou-se 81 poços profundos em Porto Velho e realizaram-se as primeiras análises de água, mostraram-se as áreas mais quentes na cidade de Porto Velho através de medições da temperatura e umidade do ar.
Quanto à programação da Semana do Meio Ambiente a estaremos realizando um Pit Stop na zona leste, com distribuição de mudas de espécies nativas (açaí, Ipê, Buritis, Caju e outros), distribuição de folders educativos; realização de palestras na Universidade Federal de Rondônia dia 04 a partir das 14h00; Palestra na Escola Olavo Pires no dia 06 a partir das 07h30min com brincadeiras lúdicas, no auditório do SENAC dia 06 a partir das 09h00min Palestra sobre Uso consciente de água, dia 08 de junho apresentação da maquete da Mini-ETA na escola Mojuca, expondo as fases do tratamento de água, na escola Adventista Laura Vicunã e no Instituto Federal de Rondônia apresentação dos aquários sobre resíduos sólidos o perigo que representa jogados nas águas, e vamos encerrar a programação com uma palestra para os funcionários internos sobre as ações que a Gerência de Monitoramento Ambiental vem desenvolvendo.
Nosso objetivo é informar a população quanto ao uso consciente da água tratada e a conservação dos recursos hídricos para podermos usa-lo com segurança e quantidade suficiente.