CAERD e o Meio Ambiente

Por GMAM • 30 de novembro de -0001


No dia cinco de junho comemora-se o dia mundial do meio ambiente. Historicamente sabemos que o homem em seu cotidiano sempre conviveu com a natureza e sempre procurou desenvolver técnicas para melhor utiliza-la, seja a vegetação, a riqueza da fauna e especialmente ás águas, porém somente a partir da década de 70 na conferencia de Estocolmo que as nações se uniram para tratar o assunto de uma maneira formal.

O que seria essa maneira formal? Que a partir de então o  contexto ambiental seria tratado pelo viés cientifico e tecnológico. Ampliou-se a pesquisa cientifica e o desenvolvimento tecnológico pelos quais se desenvolveram ferramentas para melhor utilizarmos as reservas naturais.

O novo Código Florestal, através da lei n. 12.651/12 recentemente sancionada já foi bastante discutido e estamos atentos ás novas mudanças dado a importância da preservação da vegetação para a conservação das águas, pois através delas é que realizamos o abastecimento para todos nós.

A Caerd vem desenvolvendo alguns projetos na área ambiental: Estudo das Águas Subterrâneas da cidade de Porto Velho, as medições hidrológicas nas bacias hidrográficas de Jaru, Ouro Preto e Espigão d’Oeste, que são a quantidade de chuva que precipta nessas regiões e o nível das águas dos rios.

O estudo das ilhas de calor na cidade Porto Velho. Esses estudos são possíveis através das parcerias institucionais com a Universidade Federal de Rondônia, a CPRM e as Prefeituras. Já se apresentou os primeiros resultados, cadastrou-se 81 poços profundos em Porto Velho e realizaram-se as primeiras análises de água, mostraram-se as áreas mais quentes na cidade de Porto Velho através de medições da temperatura e umidade do ar.

Quanto à programação da Semana do Meio Ambiente a estaremos realizando um Pit Stop na zona leste, com distribuição de mudas de espécies nativas (açaí, Ipê, Buritis, Caju e outros), distribuição de folders educativos; realização de  palestras na Universidade Federal de Rondônia dia 04 a partir das 14h00; Palestra na Escola Olavo Pires no dia 06 a partir das 07h30min com brincadeiras lúdicas,  no auditório do SENAC  dia 06 a partir das 09h00min Palestra sobre Uso consciente de água, dia 08 de junho apresentação da maquete da Mini-ETA na escola Mojuca, expondo as fases do tratamento de água, na escola Adventista Laura Vicunã e no Instituto Federal de Rondônia apresentação dos aquários sobre resíduos sólidos o perigo que representa jogados nas águas, e vamos encerrar a programação com uma palestra para os funcionários internos sobre as ações que a Gerência de Monitoramento Ambiental vem desenvolvendo.

Nosso objetivo é informar a população quanto ao uso consciente da água tratada  e a conservação dos recursos hídricos para podermos usa-lo com segurança e quantidade suficiente.
Imprimir

Nova ETA de Porto Velho entra em fase de testes e amplia capacidade de abastecimento

RETROSPECTIVA CAERD - Credibilidade fortalecida, ampliação do abastecimento e modernização de ETAs marcam ações da CAERD em 2024

CAERD estimula regularização de débitos em ação conjunta no Residencial Morar Melhor, em Porto Velho

CAERD leva solução emergencial para restabelecer abastecimento de água em Calama

CAERD participa de vistoria em obra de abastecimento em União Bandeirantes, com mais de 80% concluída

CAERD presente no 1º Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil em Tocantins

CAERD firma acordo de regularidade fiscal com União, superando uma dívida de mais de R$ 1 bilhão

CAERD participa do I Fórum de Gestão Pública para fortalecer práticas de governança e inovação

Clientes com contas de água em aberto podem renegociar débitos com até 95% de desconto

CAERD presta atendimentos a clientes durante Feirão Limpa Nome, em Porto Velho

CAERD realiza atendimentos no Residencial Cristal da Calama durante Plantão Social

Equipe da CAERD realiza força-tarefa na Ponta do Abunã para modernizar sistema de água