Por Rejane Júlia • 27 de dezembro de 2024
Nos dias 26 e 27 de dezembro, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD participou de uma mobilização social no Residencial Morar Melhor, em Porto Velho, ao lado da Defensoria Pública do Estado - DPE e da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec. O evento teve como objetivo aproximar serviços essenciais da população local, promovendo a inclusão e a regularização de pendências de maneira acessível.
Com uma equipe do setor de cadastro, a CAERD atendeu as famílias no espaço da unidade móvel da Defensoria Pública, oferecendo atualização cadastral, negociação de dívidas e informações detalhadas sobre a Tarifa Social de água, atraindo diversos moradores.
“O maior volume de atendimentos foi para o serviço de negociação de dívidas, seguido pela atualização cadastral. Logo no primeiro dia da ação, registramos um número significativo de pessoas em busca de informações para se adequar às normas e resolver pendências com a empresa,” relatou Aldenir Tavares, gerente de operações comerciais da Companhia.
A ação foi marcada por histórias de moradores que decidiram aproveitar a oportunidade para regularizar a relação com a empresa. Entre eles, a dona de casa Cayemi Cuellar. “Eu procurei a CAERD porque moro de favor no apartamento e preciso saber se o antigo dono deixou contas atrasadas. Quero colocar a fatura de água no meu nome para evitar cortes”, explicou.
Já a diarista Elissandra Pereira da Silva, que reside há anos no residencial, destacou a importância da iniciativa para a comunidade. “Muitas famílias aqui usam água de forma clandestina, mas essa ação foi a oportunidade perfeita para regularizar minha situação. Quero começar 2025 sem dívidas”.
Condições facilitadas
A diretora administrativa e comercial da CAERD, Elisandra Loras, enfatizou que os moradores com contas em atraso terão condições especiais para quitar suas pendências. “Estamos oferecendo aos clientes um prazo de 90 dias para regularizar as dívidas, com a possibilidade de uma entrada mínima e parcelamento do saldo restante,” destacou.
Além disso, o presidente da CAERD, Cleverson Brancalhão, reforçou a importância da parceria com a Defensoria Pública. “Firmamos um acordo para ajudar famílias que não têm condições financeiras de negociar seus débitos neste momento. Com o termo de compulsão de dívidas emitido pela Defensoria, os moradores podem procurar o atendimento da Companhia para regularizar sua situação em até três meses”.
No último dia de atendimento, a ação foi acompanhada pelo diretor financeiro, Nestor Borralho, e pelo coordenador de gestão comercial e negócios, Walmir Brito.
CAERD publica 13ª relação de convocados no Processo Seletivo nº 04/2023
Instrução Normativa da CAERD garante que desconto de 50% na fatura de água chegue mais rápido aos beneficiados com nova lei federal
CAERD inicia preparativos para a 12ª Rondônia Rural Show Internacional 2025
CAERD promove capacitação sobre o e-Social para seus empregados
CAERD promove treinamento prático de edição de vídeo para funcionários, estagiários e menores aprendizes
População de Campo Novo de Rondônia passa contar com nova gestão no sistema de distribuição de água
CAERD recebe visita institucional da equipe do Governo representada pela Sedec
Vazamentos de água podem causar prejuízos e até interrupções no abastecimento
CAERD divulga 11ª lista de aprovados no Processo Seletivo nº 04/2023
Convocados no último Processo Seletivo da CAERD passam por treinamento
Nova ETA de Porto Velho entra em fase de testes e amplia capacidade de abastecimento
RETROSPECTIVA CAERD - Credibilidade fortalecida, ampliação do abastecimento e modernização de ETAs marcam ações da CAERD em 2024