Por Rejane Júlia • 21 de novembro de 2024

Poços já existentes, comprometidos devido ao verão Amazônico, passaram por para ampliar capacidade de fornecimento -
Foto: Bruno Moreno Martão
Para solucionar os problemas de abastecimento enfrentados pelas famílias do Residencial Cristal da Calama, na zona Leste de Porto Velho, durante a crise hídrica no Estado, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - Caerd iniciou a perfuração de dois novos poços tubulares profundos para garantir a distribuição de água à comunidade por mais tempo.
Além da escavação, os cinco poços já existentes, comprometidos devido o verão amazônico, passaram por um processo de limpeza para ampliar a capacidade de fornecimento. O objetivo é otimizar os sistemas de captação e assegurar o abastecimento regular para as famílias da região, afetadas pelos impactos da crise hídrica.
“A situação foi muito complicada, mas o empenho da equipe da Caerd foi essencial durante o período da estiagem. Recebi o caminhão-pipa em casa e muitos vizinhos, principalmente idosos, também foram atendidos. A abertura de novos poços vai ajudar bastante as famílias daqui, principalmente na próxima estiagem”, disse a cabeleireira Cris Flores, moradora da Rua Barita.
O diretor técnico operacional da Caerd, Lauro Fernandes, destacou o esforço conjunto para atender à população. “Com esses novos poços e a recuperação dos existentes com a limpeza, garantimos um avanço significativo no abastecimento do Cristal da Calama. Continuaremos monitorando as operações para oferecer segurança hídrica às famílias”, afirmou.
A ação das equipes da Companhia vem sendo supervisionada pelo diretor técnico operacional, e pela coordenadora estratégica de operações norte, Liliam Lucena e também pela equipe de engenharia da estatal.
O presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão, também reforçou o compromisso da Companhia. “A água é um direito de cada cidadão, e nossa missão é garantir esse acesso, mesmo diante de desafios climáticos e operacionais. A perfuração dos novos poços vai trazer resultados positivos, e seguiremos trabalhando para manter a assistência contínua à comunidade”, declarou.
A previsão é que os novos poços tubulares profundos devem entram em funcionamento em janeiro de 2025.
A cabeleireira Maria Vitória, moradora da Rua Aventurina, relata alívio com a melhoria no abastecimento. “Foram meses difíceis, mas agora vejo diferença. Meu salão está funcionando melhor, e minha casa sempre tem água suficiente, e isso foi apenas com a limpeza dos poços. Creio que quando os novos estiverem funcionando as coisas vão melhorar mais ainda”, afirmou.
A ação, que também incluiu a manutenção de um abastecimento complementar via caminhões-pipa, é resultado de uma reunião no início de setembro, com moradores do Cristal da Calama, representantes da Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Rondônia - Agero, do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor de Rondônia - Procon, e membros da Diretoria Executiva da Caerd.
CAERD divulga resultado provisório do credenciamento de leiloeiros oficiais
CAERD abre credenciamento para leiloeiros públicos
CAERD recebe representantes de moradores da Vila Dnit para tratar do abastecimento de água
CAERD fortalece parcerias regionais com Saneacre em agenda estratégica no Acre
CAERD realiza 4ª oficina de gestão administrativa com gestores da Cgad
COMUNICADO GUAJARÁ-MIRIM 17/12/2025
CAERD oferece oportunidade para clientes quitarem dívidas com até 95% de desconto no mutirão do Tribunal de Justiça de Rondônia
COMUNICADO NOVA MUTUM PARANÁ 13/12/2025
COMUNICADO CEREJEIRAS 11/12/2025
Honraria máxima da CAERD celebra profissionais que impulsionaram avanços e garantiram destaque no Prêmio Ser Humano 2025
CAERD realiza sonho de menina de 5 anos durante evento de entrega de presentes da Campanha Papai Noel dos Correios
COMUNICADO COLORADO DO OESTE 10/12/2025