Por Rejane Júlia • 21/11/2024
Poços já existentes, comprometidos devido ao verão Amazônico, passaram por para ampliar capacidade de fornecimento -
Foto: Bruno Moreno Martão
Para solucionar os problemas de abastecimento enfrentados pelas famílias do Residencial Cristal da Calama, na zona Leste de Porto Velho, durante a crise hídrica no Estado, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - Caerd iniciou a perfuração de dois novos poços tubulares profundos para garantir a distribuição de água à comunidade por mais tempo.
Além da escavação, os cinco poços já existentes, comprometidos devido o verão amazônico, passaram por um processo de limpeza para ampliar a capacidade de fornecimento. O objetivo é otimizar os sistemas de captação e assegurar o abastecimento regular para as famílias da região, afetadas pelos impactos da crise hídrica.
“A situação foi muito complicada, mas o empenho da equipe da Caerd foi essencial durante o período da estiagem. Recebi o caminhão-pipa em casa e muitos vizinhos, principalmente idosos, também foram atendidos. A abertura de novos poços vai ajudar bastante as famílias daqui, principalmente na próxima estiagem”, disse a cabeleireira Cris Flores, moradora da Rua Barita.
O diretor técnico operacional da Caerd, Lauro Fernandes, destacou o esforço conjunto para atender à população. “Com esses novos poços e a recuperação dos existentes com a limpeza, garantimos um avanço significativo no abastecimento do Cristal da Calama. Continuaremos monitorando as operações para oferecer segurança hídrica às famílias”, afirmou.
A ação das equipes da Companhia vem sendo supervisionada pelo diretor técnico operacional, e pela coordenadora estratégica de operações norte, Liliam Lucena e também pela equipe de engenharia da estatal.
O presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão, também reforçou o compromisso da Companhia. “A água é um direito de cada cidadão, e nossa missão é garantir esse acesso, mesmo diante de desafios climáticos e operacionais. A perfuração dos novos poços vai trazer resultados positivos, e seguiremos trabalhando para manter a assistência contínua à comunidade”, declarou.
A previsão é que os novos poços tubulares profundos devem entram em funcionamento em janeiro de 2025.
A cabeleireira Maria Vitória, moradora da Rua Aventurina, relata alívio com a melhoria no abastecimento. “Foram meses difíceis, mas agora vejo diferença. Meu salão está funcionando melhor, e minha casa sempre tem água suficiente, e isso foi apenas com a limpeza dos poços. Creio que quando os novos estiverem funcionando as coisas vão melhorar mais ainda”, afirmou.
A ação, que também incluiu a manutenção de um abastecimento complementar via caminhões-pipa, é resultado de uma reunião no início de setembro, com moradores do Cristal da Calama, representantes da Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Rondônia - Agero, do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor de Rondônia - Procon, e membros da Diretoria Executiva da Caerd.