Por Richard Neves • 27 de agosto de 2024
Estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Primavera, em Theobroma, receberam na última terça-feira (21), uma oportunidade de aprender sobre a crise hídrica que afeta a região de Rondônia. A palestra, ministrada pela química Joelma da Silva Ferreira, da Coordenadoria Estratégica de Operações Sul (CEOS) de Ji-Paraná, trouxe uma perspectiva técnica e prática sobre os desafios atuais relacionados ao abastecimento de água.
Joelma Ferreira apresentou um panorama detalhado da crise hídrica enfrentada pelo estado, abordando as principais causas e consequências para a população e o meio ambiente. A palestra destacou as estratégias que a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD) está implementando para mitigar os efeitos da crise. "Abordei como a Companhia vem se preparando e trabalhando para resolver esta situação, promovendo ações como contenções, que seriam barragens no rio para aumentar o volume de água, réguas de medição e instalação de flutuantes. Especificamente, abordamos os esforços realizados em municípios que enfrentam situações mais críticas", comentou a química.
Ainda durante a ministração, houve abordagens sobre a conscientização para preservar as nascentes, a fim de evitar assoreamento dos rios, além do uso consciente da água. No rio Soledade, a CAERD está fazendo o desassoreamento, ou seja, a limpeza do entorno para aumentar o volume de água.
Após a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o centro de distribuição de água da CAERD no município, onde observaram de perto o trabalho importante, realizado pela estatal. Durante a visita técnica os jovens receberam a explicação sobre os processos de tratamento e distribuição da água. Eles puderam ver como a água é filtrada, armazenada e distribuída para garantir que a população tenha acesso a água potável, mesmo em tempos de escassez.
“A experiência proporcionada por essa palestra e visita técnica foi enriquecedora para os alunos, que saíram mais conscientes sobre a crise hídrica e o impacto das ações da CAERD no enfrentamento desse problema. Essa iniciativa também reforça a importância de educar as novas gerações sobre questões ambientais e a gestão de recursos naturais”, concluiu Joelma.
CAERD leva solução emergencial para restabelecer abastecimento de água em Calama
CAERD participa de vistoria em obra de abastecimento em União Bandeirantes, com mais de 80% concluída
CAERD presente no 1º Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil em Tocantins
CAERD firma acordo de regularidade fiscal com União, superando uma dívida de mais de R$ 1 bilhão
CAERD participa do I Fórum de Gestão Pública para fortalecer práticas de governança e inovação
Clientes com contas de água em aberto podem renegociar débitos com até 95% de desconto
CAERD presta atendimentos a clientes durante Feirão Limpa Nome, em Porto Velho
CAERD realiza atendimentos no Residencial Cristal da Calama durante Plantão Social
Equipe da CAERD realiza força-tarefa na Ponta do Abunã para modernizar sistema de água
Fornecimento de água em Porto Velho é reforçado com nova adutora ligada ao reservatório da ETA nova
CAERD participa do Plantão Social no Residencial Cristal da Calama I e II em Porto Velho, nesta sexta-feira, 13
CAERD entrega Moeda Institucional ao superintendente dos Correios em Rondônia