Por Richard Neves • 27/08/2024
Estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Primavera, em Theobroma, receberam na última terça-feira (21), uma oportunidade de aprender sobre a crise hídrica que afeta a região de Rondônia. A palestra, ministrada pela química Joelma da Silva Ferreira, da Coordenadoria Estratégica de Operações Sul (CEOS) de Ji-Paraná, trouxe uma perspectiva técnica e prática sobre os desafios atuais relacionados ao abastecimento de água.
Joelma Ferreira apresentou um panorama detalhado da crise hídrica enfrentada pelo estado, abordando as principais causas e consequências para a população e o meio ambiente. A palestra destacou as estratégias que a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD) está implementando para mitigar os efeitos da crise. "Abordei como a Companhia vem se preparando e trabalhando para resolver esta situação, promovendo ações como contenções, que seriam barragens no rio para aumentar o volume de água, réguas de medição e instalação de flutuantes. Especificamente, abordamos os esforços realizados em municípios que enfrentam situações mais críticas", comentou a química.
Ainda durante a ministração, houve abordagens sobre a conscientização para preservar as nascentes, a fim de evitar assoreamento dos rios, além do uso consciente da água. No rio Soledade, a CAERD está fazendo o desassoreamento, ou seja, a limpeza do entorno para aumentar o volume de água.
Após a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o centro de distribuição de água da CAERD no município, onde observaram de perto o trabalho importante, realizado pela estatal. Durante a visita técnica os jovens receberam a explicação sobre os processos de tratamento e distribuição da água. Eles puderam ver como a água é filtrada, armazenada e distribuída para garantir que a população tenha acesso a água potável, mesmo em tempos de escassez.
“A experiência proporcionada por essa palestra e visita técnica foi enriquecedora para os alunos, que saíram mais conscientes sobre a crise hídrica e o impacto das ações da CAERD no enfrentamento desse problema. Essa iniciativa também reforça a importância de educar as novas gerações sobre questões ambientais e a gestão de recursos naturais”, concluiu Joelma.