Por Rejane Júlia • 02 de julho de 2024
Representando a CAERD, diretor Lauro Fernandes participa de Audiência Pública sobre crise hídrica em Cerejeiras. Foto: Édie Stranhos
O diretor técnico e operacional da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - Caerd, Lauro Fernandes, participou na segunda-feira, 1º de julho, de uma audiência pública promovida pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - Compdec de Cerejeiras. O objetivo foi apresentar o Plano Municipal de enfrentamento à crise hídrica. O plano foi desenvolvido com a participação de todas as secretarias do município, Corpo de Bombeiros e Caerd.
A audiência contou com a presença de representantes da Câmara Municipal, da prefeitura e de lideranças locais. Foram discutidos os desafios e possíveis soluções para a crise hídrica que afeta a região durante o verão amazônico. Um acordo de cooperação foi firmado entre a Companhia, a prefeitura, a Câmara de Vereadores e o Corpo de Bombeiros para trabalhar em conjunto na implementação de ações de contingenciamento e medidas emergenciais. Ações que visam mitigar os efeitos do fenômeno El Niño neste período do ano e garantir a segurança hídrica da população de Cerejeiras.A prefeita do municípío, Lizete Mart, destacou a importância de campanhas de conscientização para a economia de água. A Câmara de Vereadores se comprometeu a aprovar legislações que facilitem a execução de projetos hídricos e penalizem o desperdício de água. O Corpo de Bombeiros e voluntários atuarão de forma coordenada para garantir a distribuição de água potável nas áreas mais afetadas.
“Contaremos com o apoio do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - Sedam e do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes - DER, para apoiar nas ações e projetos necessários. Esta iniciativa visa reforçar a capacidade técnica e operacional do município na gestão da crise hídrica”, afirmou a prefeita Lizete Mart.
Lauro Fernandes esclareceu que, além do plano municipal de Cerejeiras, a estatal elaborou um Plano de Urgência e Contingência para 2024, com soluções sustentáveis e inovadoras para enfrentar a escassez hídrica. “A união entre os poderes e a participação ativa da comunidade são fundamentais para superar os desafios impostos pela natureza. A população tem um papel muito importante, adotando medidas para economizar água e evitar desperdícios em tempos tão desafiadores”, finalizou Fernandes.
COMUNICADO PORTO VELHO 08/07/2025
COMUNICADO URUPÁ 08/07/2025
COMUNICADO URUPÁ 06/07/2025
COMUNICADO PORTO VELHO - REGIÃO CENTRAL 04/07/2025
Reservatórios residenciais garantem segurança no abastecimento durante verão amazônico
CAERD conclui melhorias no sistema de abastecimento de água no distrito de São Carlos
COMUNICADO URUPÁ 01/07/2025
Mascote da CAERD leva diversão e conscientização ao PVH em Ação
CAERD aproxima serviços da população em evento da Prefeitura de Porto Velho
Equipe operacional da CAERD atua na recuperação de rede no distrito de São Carlos
CAERD fortalece visão estratégica ao participar do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento em São Paulo
COMUNICADO PORO VELHO- ZONA SUL 26/06/2025