Soluções para crise hídrica em Cerejeiras são debatidas em Audiência Pública

Por Rejane Júlia • 02/07/2024

Representando a CAERD, diretor Lauro Fernandes participa de Audiência Pública sobre crise hídrica em Cerejeiras. Foto: Édie Stranhos

 

O diretor técnico e operacional da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - Caerd, Lauro Fernandes, participou na segunda-feira, 1º de julho, de uma audiência pública promovida pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - Compdec de Cerejeiras. O objetivo foi apresentar o Plano Municipal de enfrentamento à crise hídrica. O plano foi desenvolvido com a participação de todas as secretarias do município, Corpo de Bombeiros e Caerd.

A audiência contou com a presença de representantes da Câmara Municipal, da prefeitura e de lideranças locais. Foram discutidos os desafios e possíveis soluções para a crise hídrica que afeta a região durante o verão amazônico. Um acordo de cooperação foi firmado entre a Companhia, a prefeitura, a Câmara de Vereadores e o Corpo de Bombeiros para trabalhar em conjunto na implementação de ações de contingenciamento e medidas emergenciais. Ações que visam mitigar os efeitos do fenômeno El Niño neste período do ano e garantir a segurança hídrica da população de Cerejeiras.A prefeita do municípío, Lizete Mart, destacou a importância de campanhas de conscientização para a economia de água. A Câmara de Vereadores se comprometeu a aprovar legislações que facilitem a execução de projetos hídricos e penalizem o desperdício de água. O Corpo de Bombeiros e voluntários atuarão de forma coordenada para garantir a distribuição de água potável nas áreas mais afetadas.

“Contaremos com o apoio do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - Sedam e do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes - DER, para apoiar nas ações e projetos necessários. Esta iniciativa visa reforçar a capacidade técnica e operacional do município na gestão da crise hídrica”, afirmou a prefeita Lizete Mart.

Lauro Fernandes esclareceu que, além do plano municipal de Cerejeiras, a estatal elaborou um Plano de Urgência e Contingência para 2024, com soluções sustentáveis e inovadoras para enfrentar a escassez hídrica. “A união entre os poderes e a participação ativa da comunidade são fundamentais para superar os desafios impostos pela natureza. A população tem um papel muito importante, adotando medidas para economizar água e evitar desperdícios em tempos tão desafiadores”, finalizou Fernandes.