Parceria entre CAERD e prefeitura de Espigão do Oeste visa mitigar efeitos da crise hídrica

Por Rejane Júlia e Eddie Stanhus • 06 de junho de 2024

Em uma ação coordenada para enfrentar a iminente crise hídrica que ameaça a região, a prefeitura de Espigão do Oeste e a Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia - CAERD,uniram esforços em uma parceria estratégica. A iniciativa visa prevenir o desabastecimento de água, um problema que se agravou significativamente no último ano, devido ao fenômeno climático El Niño. 

Nesta semana, o prefeito de Espigão do Oeste, Welinton Pereira recebeu o diretor técnico e operacional da Companhia, Lauro Fernandes, em uma visita técnica que contou com a presença de engenheiros e técnicos especializados. Durante o encontro, foram discutidas medidas preventivas e ações emergenciais para garantir o abastecimento de água no município, especialmente neste período de verão amazônico, quando se prevê maior escassez.

"Estamos muito felizes e esperançosos com esta parceria. A presença do diretor Lauro Fernandes e sua equipe nos dá a confiança de que, juntos, conseguiremos minimizar os impactos da crise hídrica", afirmou o prefeito. 

O chefe do executivo municipal ressaltou ainda que estudos preventivos estão sendo conduzidos, com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental - Sedam e da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos - Seosp. 

Lauro Fernandes reforçou o compromisso da CAERD com a população de Espigão do Oeste. "A orientação do governador, Marcos Rocha, é para que somemos forças com o executivo municipal e a Câmara dos Vereadores para resolver o problema do abastecimento de água. Trouxemos aqui nossos técnicos e engenheiros para elaborar um projeto de contenção no rio Palmeira, visando garantir a água necessária no período crítico do verão", explicou. 

O diretor técnico e operacional salientou ainda que o encontro entre CAERD, Sedam, Seosp e a prefeitura de Espigão do Oeste foi de extrema importância para que, construam um mecanismo prévio para viabilizar o abastecimento público no município de Espigão do Oeste no momento de crise hídrica. “Estivemos in loco visitando o rio Palmeiras juntamente com os técnicos da Seosp e Sedam para fazer o mapeamento do ponto estratégico para construirmos uma contenção e, com isso, tornar o ponto de captação de água bruta em um grande reservatório, capaz de reservar água até que o rio consiga receber a recarga natural para dar continuidade ao abastecimento em Espigão”.

 

COMUNIDADE ENVOLVIDA

De acordo com dados do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - Censipam, os anos 2024 e 2025 serão mais severos em termos de crise hídrica do que 2023. 

A comunidade local está sendo convocada a participar ativamente desta campanha de conscientização e economia de água, destacando a importância da gestão responsável dos recursos hídricos. "Estamos todos juntos nesta luta. A colaboração de cada cidadão será fundamental para superarmos este desafio", concluiu o prefeito Welinton Pereira. 

De acordo com Lauro Fernandes, a expectativa é que, com planejamento e cooperação, a população possa enfrentar este período difícil com menor impacto e maior segurança. "Precisamos da colaboração de todas as famílias. É essencial usar a água de forma inteligente, evitar o desperdício e reduzir o consumo", finalizou.

Imprimir

CAERD estimula regularização de débitos em ação conjunta no Residencial Morar Melhor, em Porto Velho

CAERD leva solução emergencial para restabelecer abastecimento de água em Calama

CAERD participa de vistoria em obra de abastecimento em União Bandeirantes, com mais de 80% concluída

CAERD presente no 1º Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil em Tocantins

CAERD firma acordo de regularidade fiscal com União, superando uma dívida de mais de R$ 1 bilhão

CAERD participa do I Fórum de Gestão Pública para fortalecer práticas de governança e inovação

Clientes com contas de água em aberto podem renegociar débitos com até 95% de desconto

CAERD presta atendimentos a clientes durante Feirão Limpa Nome, em Porto Velho

CAERD realiza atendimentos no Residencial Cristal da Calama durante Plantão Social

Equipe da CAERD realiza força-tarefa na Ponta do Abunã para modernizar sistema de água

Fornecimento de água em Porto Velho é reforçado com nova adutora ligada ao reservatório da ETA nova

CAERD participa do Plantão Social no Residencial Cristal da Calama I e II em Porto Velho, nesta sexta-feira, 13