Parceria entre CAERD e prefeitura de Espigão do Oeste visa mitigar efeitos da crise hídrica

Por Rejane Júlia e Eddie Stanhus • 06/06/2024

Em uma ação coordenada para enfrentar a iminente crise hídrica que ameaça a região, a prefeitura de Espigão do Oeste e a Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia - CAERD,uniram esforços em uma parceria estratégica. A iniciativa visa prevenir o desabastecimento de água, um problema que se agravou significativamente no último ano, devido ao fenômeno climático El Niño. 

Nesta semana, o prefeito de Espigão do Oeste, Welinton Pereira recebeu o diretor técnico e operacional da Companhia, Lauro Fernandes, em uma visita técnica que contou com a presença de engenheiros e técnicos especializados. Durante o encontro, foram discutidas medidas preventivas e ações emergenciais para garantir o abastecimento de água no município, especialmente neste período de verão amazônico, quando se prevê maior escassez.

"Estamos muito felizes e esperançosos com esta parceria. A presença do diretor Lauro Fernandes e sua equipe nos dá a confiança de que, juntos, conseguiremos minimizar os impactos da crise hídrica", afirmou o prefeito. 

O chefe do executivo municipal ressaltou ainda que estudos preventivos estão sendo conduzidos, com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental - Sedam e da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos - Seosp. 

Lauro Fernandes reforçou o compromisso da CAERD com a população de Espigão do Oeste. "A orientação do governador, Marcos Rocha, é para que somemos forças com o executivo municipal e a Câmara dos Vereadores para resolver o problema do abastecimento de água. Trouxemos aqui nossos técnicos e engenheiros para elaborar um projeto de contenção no rio Palmeira, visando garantir a água necessária no período crítico do verão", explicou. 

O diretor técnico e operacional salientou ainda que o encontro entre CAERD, Sedam, Seosp e a prefeitura de Espigão do Oeste foi de extrema importância para que, construam um mecanismo prévio para viabilizar o abastecimento público no município de Espigão do Oeste no momento de crise hídrica. “Estivemos in loco visitando o rio Palmeiras juntamente com os técnicos da Seosp e Sedam para fazer o mapeamento do ponto estratégico para construirmos uma contenção e, com isso, tornar o ponto de captação de água bruta em um grande reservatório, capaz de reservar água até que o rio consiga receber a recarga natural para dar continuidade ao abastecimento em Espigão”.

 

COMUNIDADE ENVOLVIDA

De acordo com dados do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - Censipam, os anos 2024 e 2025 serão mais severos em termos de crise hídrica do que 2023. 

A comunidade local está sendo convocada a participar ativamente desta campanha de conscientização e economia de água, destacando a importância da gestão responsável dos recursos hídricos. "Estamos todos juntos nesta luta. A colaboração de cada cidadão será fundamental para superarmos este desafio", concluiu o prefeito Welinton Pereira. 

De acordo com Lauro Fernandes, a expectativa é que, com planejamento e cooperação, a população possa enfrentar este período difícil com menor impacto e maior segurança. "Precisamos da colaboração de todas as famílias. É essencial usar a água de forma inteligente, evitar o desperdício e reduzir o consumo", finalizou.