Por Richard Neves • 24 de abril de 2024
Com a proposta de integrar estudo e prática, conscientizado as pessoas a respeito do primeiro emprego, o jovem aprendiz busca oportunidades e experiências para ingressar no mercado de trabalho e exercer atividades laborais. Na Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD, são 19 jovens aprendizes que atuam em vários departamentos, auxiliando no desenvolvimento das atividades diárias.
O dia 24 de abril é a data do jovem aprendiz, que tem o respaldo da Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, alterando o regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, para estabelecer os direitos, deveres e requisitos do emprego de menores na condição de aprendizes.
Para a assistente social da CAERD, Rosilene Ventura, ter jovens aprendizes fazendo parte do quadro da Companhia é de suma importância, pois “é neste momento da vida que ele começa a criar, moldar sua personalidade profissional e quando está aqui conosco, vai verificando, se identificando com várias atuações profissionais, com demandas a serem atendidas e resolvidas”.
O presidente da CAERD, Cleverson Brancalhão, salienta que o menor aprendiz “é uma base muito importante para a estatal, e após os dois anos cumpridos de contrato, ele sai com uma bagagem adquirida com aprendizado e conhecimento daqui”.
LEI DO JOVEM APRENDIZ
Ainda de acordo com a Lei Federal nº 10.097, o Jovem Aprendiz, de 14 a 24 anos, tem o contrato com duração igual ou superior a um ano, com período de recesso de 30 dias, além de receber salário e outros direitos trabalhistas, como vale-transporte, 13º salário, férias e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, devidamente registrado na Carteira de Trabalho e Previdência Social.
O menor aprendiz Pedro Henrique Valente Nogueira, que está a cinco meses atuando na Divisão de Compras – DVCP da CAERD, conta que aprender é o verdadeiro objetivo e a experiência está sendo boa. “O mercado de trabalho é algo muito complexo, mas a cada dia é um aprendizado diferente e quem sabe mais a frente, possa me tornar um estagiário na empresa”, disse.
Para Agatha de Oliveira Galindo, que atua na Coordenadoria de Planejamento – CPLA da CAERD há cinco meses, ser jovem aprendiz é “uma oportunidade única e será uma bagagem garantida para o mercado de trabalho e irá ajudar muito no futuro. Quando surge essa chance, é preciso agarrar, tem que ter vontade de aprender e estou gostando de estar trabalhando aqui”.
*Os jovens aprendizes que participaram desta matéria, tiveram autorização junto ao CIEE
CAERD estimula regularização de débitos em ação conjunta no Residencial Morar Melhor, em Porto Velho
CAERD leva solução emergencial para restabelecer abastecimento de água em Calama
CAERD participa de vistoria em obra de abastecimento em União Bandeirantes, com mais de 80% concluída
CAERD presente no 1º Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil em Tocantins
CAERD firma acordo de regularidade fiscal com União, superando uma dívida de mais de R$ 1 bilhão
CAERD participa do I Fórum de Gestão Pública para fortalecer práticas de governança e inovação
Clientes com contas de água em aberto podem renegociar débitos com até 95% de desconto
CAERD presta atendimentos a clientes durante Feirão Limpa Nome, em Porto Velho
CAERD realiza atendimentos no Residencial Cristal da Calama durante Plantão Social
Equipe da CAERD realiza força-tarefa na Ponta do Abunã para modernizar sistema de água
Fornecimento de água em Porto Velho é reforçado com nova adutora ligada ao reservatório da ETA nova
CAERD participa do Plantão Social no Residencial Cristal da Calama I e II em Porto Velho, nesta sexta-feira, 13