Por Rejane Júlia • 26 de julho de 2023
A população do Vale do Paraíso, município localizado na região Central de Rondônia, celebra a retomada do sistema de tratamento de água após sete anos de interrupção. No município, as famílias só tinham água, por meio de poços simples, também conhecidos como poço caipira, raso, cisterna, cacimba ou amazonas, que são perfurados até o início do lençol freático, com profundidade aproximadamente de 20 metros.
A prefeita do município, Poliana Gasqui, conta que, quando assumiu o mandato em 2021, tinha como grande desafio na administração; atender a expectativa da população por água tratada, uma vez que Vale do Paraíso já tinha uma Estação de Tratamento de Água – ETA, financiada pelo Governo Federal, por meio da Fundação Nacional da Saúde – Funasa, em parceria com a prefeitura da cidade.
“Apesar do sistema estar instalado, não funcionava. Faltavam a filtragem e o ensaio do transformador para a efetiva operacionalização. A rede existente era desorganizada, com tubulações instaladas para todos os lados, sem planejamento e precisava ser substituída. Outro agravante era a regularização do terreno do ponto de captação de água, que não estava no nome do município. Com isso o sistema foi desativado antes de 2013”, esclareceu a prefeita.
Ao assumir o cargo de chefe do executivo municipal, Poliana Gasqui, juntamente à equipe da prefeitura, reformularam o Plano de Ação e apresentaram ao Tribunal de Contas do Estado – TCE. Foi neste período que a prefeitura solicitou a parceria da Caerd, reconhecida por sua expertise no tratamento de água para a grande missão de fazer o sistema operar.
“Água, aqui no Vale do Paraíso era um problema crônico que se arrastou por várias administrações, enfim alguém olhou para a população”, destacou Mario Júnior, morador da cidade.
A Companhia reiniciou as obras e serviços necessários para restabelecer o abastecimento de água tratada às famílias da cidade, com uma nova ETA. “Com o trabalho da equipe da Caerd, formada por técnicos e engenheiros, o dia mais feliz para as famílias do Vale do Paraíso foi em 2022, quando a água jorrou na tubulação central, em direção à ETA. Contar com os serviços da Companhia no nosso município nos traz segurança. Agora a realidade de nossas famílias é outra, e a Caerd tem suprido essa carência, garantindo aos moradores atendidos pelo antigo sistema, que tenham acesso à água tratada de forma segura e contínua, porque sabemos que a Companhia segue os padrões da legislação federal”, relatou a prefeita do Vale do Paraíso.
Para o governador de Rondônia Marcos Rocha, o retorno dos serviços de distribuição de água tratada às famílias de Vale do Paraíso é um marco para o município, que reflete na qualidade de vida da população rondoniense.
De acordo com o presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão, a expansão dos serviços da empresa em Vale do Paraíso representa um importante avanço para a cidade, proporcionando melhorias significativas na qualidade de vida da população. “Com o restabelecimento do tratamento de água, a Companhia reafirma o compromisso em levar água potável e saúde pública para cada lar do município, promovendo bem-estar e progresso para a região,” destacou.
NOVA ETA
Segundo o gerente da Unidade da Caerd de Ouro Preto do Oeste, que fica a aproximadamente 37 quilômetros do Vale do Paraíso, Iran Dantas, “cada dia era uma conquista, a água chegando à ETA, a revisão da ETA, a limpeza dos comportamentos, a instalação de escritório local. Agora, Vale do Paraíso conta com um sistema capaz de atender as residências do município”, afirmou.
O volume de produção de água tratada da nova ETA é de 45 m³ por hora, com capacidade de atender 900 famílias sem interrupção no fornecimento. A água utilizada é captada diretamente do Rio Paraíso, assegurando uma fonte hídrica de qualidade à população local.
No município, o sistema é operado pelo técnico em sistema de saneamento, Elioberto Moreira Passos, responsável pela análise rigorosa da água e pelo funcionamento da ETA.
EXPANSÃO
Com o apoio da Caerd, a prefeitura elaborou outro projeto, seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB, para melhoria da rede e ampliação, a fim de atender às famílias do perímetro urbano de Vale do Paraíso. O projeto está orçado em R$ 4 milhões e está sob análise da Funasa.
COMUNICADO PORTO VELHO - REGIÃO CENTRAL 04/07/2025
Reservatórios residenciais garantem segurança no abastecimento durante verão amazônico
CAERD conclui melhorias no sistema de abastecimento de água no distrito de São Carlos
COMUNICADO URUPÁ 01/07/2025
Mascote da CAERD leva diversão e conscientização ao PVH em Ação
CAERD aproxima serviços da população em evento da Prefeitura de Porto Velho
Equipe operacional da CAERD atua na recuperação de rede no distrito de São Carlos
CAERD fortalece visão estratégica ao participar do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento em São Paulo
COMUNICADO PORO VELHO- ZONA SUL 26/06/2025
COMUNICADO JI-PARANÁ 26/06/2025
Presidente da CAERD recebe representante de Nova Califórnia
COMUNICADO PORTO VELHO 25/06/2025