Caerd informa sobre a obrigatoriedade da reservação de água

Por • 09 de janeiro de 2018

 

A obrigatoriedade de ter caixas d´água em unidades habitacionais não é uma novidade e está regulamentada no Decreto de número 4334 de 22 de setembro de 1989 sancionado pelo ex-governador Jeronimo Garcia de Santana. O decreto 4334 em seu artigo Art. 80 diz que os reservatórios de água dos prédios serão dimensionados e construídos de acordo com as normas da ABNT sem prejuízo do que dispõem as posturas municipais. Parágrafo único - Todos os imóveis abastecidos pela CAERD deverão possuir reservatório de água.

 

 

 

Em seu Art. 81 tambem diz que o projeto e a execução dos reservatórios deverão atender aos seguintes requisitos de ordem sanitária: Assegurar perfeita estanqueidade; utilizar em sua construção materiais que não causem prejuízos à qualidade de água; permitir inspeção e reparos, através de aberturas dotadas de bordas salientes e tampas herméticas; possuir válvula de flutuador (bóia) que vede a entrada de água quando cheios, e extravasor (ladrão) descarregando visivelmente em área livre, dotado de dispositivo que impeça a penetração no reservatório de elementos que possam poluir a água; possuir tubulação de descarga que permita a limpeza interna do reservatório.

 

 

No Art. 82 fala que a capacidade dos reservatórios dos prédios residenciais, unifamiliares não poderá ser inferior a 250 (duzentos e cinquenta) litros. Nos demais prédios (escolas, hotéis, teatros, cinemas, etc), a capacidade será calculada de acordo com a Norma Brasileira para Instalações Prediais de água fria.

 

 

Já o Art. 83 os prédios que possuem pavimentos do pavimento imediatamente acima daquele situado ao nível do logradouro, deverão ser dotados de reservatório inferior abastecido diretamente pelo alimentador predial, de onde a água será recalcada para o reservatório elevado do qual será feita a distribuição. Parágrafo único - Sempre que a pressão no distribuidor público permitir, o reservatório elevado poderá ser abastecido diretamente pelo alimentador predial, devendo existir para tanto, um sistema "by-pass" situado antes do reservatório inferior e instalações de recalque obrigatório.

 

 

Nos Artigos 84 e 85 é vedada a passagem de tubulações de esgotos sanitários ou pluviais pela cobertura ou pelo interior dos reservatórios e se o reservatório subterrâneo tiver de ser construído em recintos ou áreas internas fechadas, nas quais existem tubulações ou dispositivos de esgotos sanitários, deverão ali ser instalados ralos e tubulações de águas pluviais, capazes de escoar qualquer refluxo de esgotos sanitários.

 


Conclui-se que a norma ABNT que trata da necessidade de reservação por no mínimo 24 horas é obrigatória e um dever do usuário, seja pelo contrato de adesão ou pelo Decreto Estadual acima citado.

 

 

 

 

Fonte: Caerd

Imprimir

CAERD divulga resultado provisório do credenciamento de leiloeiros oficiais

CAERD abre credenciamento para leiloeiros públicos

CAERD recebe representantes de moradores da Vila Dnit para tratar do abastecimento de água

CAERD fortalece parcerias regionais com Saneacre em agenda estratégica no Acre

CAERD realiza 4ª oficina de gestão administrativa com gestores da Cgad

COMUNICADO GUAJARÁ-MIRIM 17/12/2025

CAERD oferece oportunidade para clientes quitarem dívidas com até 95% de desconto no mutirão do Tribunal de Justiça de Rondônia

COMUNICADO NOVA MUTUM PARANÁ 13/12/2025

COMUNICADO CEREJEIRAS 11/12/2025

Honraria máxima da CAERD celebra profissionais que impulsionaram avanços e garantiram destaque no Prêmio Ser Humano 2025

CAERD realiza sonho de menina de 5 anos durante evento de entrega de presentes da Campanha Papai Noel dos Correios

COMUNICADO COLORADO DO OESTE 10/12/2025