BRASILIA: Audiência discutirá saneamento básico nesta terça-feira

Por Vania Alves/Rádio Câmara • 30 de novembro de -0001

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza audiência pública nesta terça-feira (26) para discutir a situação do saneamento básico no País. A reunião está prevista para as 14 horas, em plenário a ser definido.

O debate terá como objetivo definir ações que possam levar água tratada, rede de esgoto e estação de tratamento para todas as cidades e cidadãos brasileiros. Dados do Ministério das Cidades indicam que apenas 43% da população brasileira têm acesso a redes de esgoto e apenas 1/3 do que é coletado é tratado.

Segundo o deputado Toninho Pinheiro (PP-MG), que solicitou o debate, grande parte das nascentes, rios e lagos do País encontram-se poluídos atualmente e a situação se agrava com a falta de investimentos em saneamento básico.

“No Brasil, existem inúmeras regiões sem água tratada, regiões sem nenhuma água e uma grande maioria de esgoto a céu aberto, poluindo a vida humana. Precisamos, com urgência, de projetos e ações que possam garantir 100% de água e esgoto tratados”, afirma o deputado, destacando ainda a necessidade de mobilizar o governo federal sobre o assunto.

Desconhecimento e descaso
De acordo com a organização não-governamental Instituto Trata Brasil, que estuda o problema e busca conscientizar a população e o governo sobre sua importância, 70% dos brasileiros sequer sabem o que é saneamento e associam o termo a qualquer outra coisa, como asfalto, luz e transportes.

Para o presidente-executivo do instituto, Édison Carlos, o País sofre hoje a herança de anos de descaso com o saneamento público. Segundo ele, a situação atual melhorou, mas o investimento de R$ 10 bilhões por ano em saneamento ainda não é suficiente, pois o dinheiro muitas vezes não chega a se concretizar em obras.

“Passamos 20 anos sem ser prioridade neste país. O deficit que se criou faz com que seja muito difícil resolver esse problema a curto prazo. Precisaremos de pelos menos 60 anos”, afirmou Carlos, definindo como “muito otimista” o Plano Nacional de Saneamento Básico, do governo federal, que prevê a universalização do serviço até 2030.

Convidados
Foram convidados para a audiência pública:
- o ministro das Cidades, Mário Negromonte;
- o ministro da Saúde, Alexandre Padilha;
- o gerente de projeto da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Antônio Gonçalves;
- o presidente-executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos;
- o diretor de Articulação Institucional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Francisco Lopes;
- o diretor da Consultoria em Direito Público, Gladimir Chiele;
- o prefeito de Uruguaiana (RS), José Francisco Sanchotene Felice;
- o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski; e
- o coordenador da Unidade de Desenvolvimento e Meio Ambiente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Carlos Ferreira de Abreu Castro.

Em maio, em data a ser definida, a comissão receberá a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para apresentar os programas e metas da pasta relacionados ao tema para este ano.

Imprimir

CAERD divulga resultado provisório do credenciamento de leiloeiros oficiais

CAERD abre credenciamento para leiloeiros públicos

CAERD recebe representantes de moradores da Vila Dnit para tratar do abastecimento de água

CAERD fortalece parcerias regionais com Saneacre em agenda estratégica no Acre

CAERD realiza 4ª oficina de gestão administrativa com gestores da Cgad

COMUNICADO GUAJARÁ-MIRIM 17/12/2025

CAERD oferece oportunidade para clientes quitarem dívidas com até 95% de desconto no mutirão do Tribunal de Justiça de Rondônia

COMUNICADO NOVA MUTUM PARANÁ 13/12/2025

COMUNICADO CEREJEIRAS 11/12/2025

Honraria máxima da CAERD celebra profissionais que impulsionaram avanços e garantiram destaque no Prêmio Ser Humano 2025

CAERD realiza sonho de menina de 5 anos durante evento de entrega de presentes da Campanha Papai Noel dos Correios

COMUNICADO COLORADO DO OESTE 10/12/2025