Caerd adota novo padrão para proteção de hidrômetros e aumenta combate à fraude e furtos

Por Caerd • 23 de novembro de 2017

 

A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), lançou o novo padrão de hidrômetro que está sendo utilizado nas novas instalações. A caixa é semelhante ao padrão utilizado pela Eletrobrás.


A intenção da inovação é padronizar as novas ligações e facilitar a manutenção por parte dos técnicos da Caerd. Baseada no volume de hidrômetros furtados ou danificados por vândalos, a Companhia adotará a caixa, que não será mais instalada em vias públicas e no chão, mas ficará encaixada no muro das residências, a uma altura padrão do chão, apenas com a frente exposta para a avaliação dos fiscais e técnicos, assim como são os padrões de energia.

 

Somente em Porto Velho, a Caerd calcula 36 mil ligações de água regularizadas, portanto, a Companhia ainda não vai exigir a troca dos padrões nas ligações já existentes, mas gradativamente, até mesmo para que o mercado consiga atender à demanda. Duas empresas estão credenciadas, a Tigre e a Plastimax, para a fabricação e comercialização dos novos padrões.

 

“Quando a pessoa vier solicitar a ligação, ela vai receber as orientações sobre como deverá instalar e adquirir a caixinha, da mesma forma como é feito com a Eletrobras. O cliente vai fazer a instalação, os técnicos vão avaliar se está tudo de acordo com os padrões, e a equipe vai até o local instalar o hidrômetro”, explicou a presidente da Caerd, Iacira Azamor.

 

Fabrício Ferreira de Lima, diretor comercial e de negócios da Companhia, completa que o cliente terá que adquirir a caixa padrão e o kit cavalete para a instalação, e toda a padronização fica por conta do cliente, para que a ligação do hidrômetro solicitada seja feita gratuitamente pela Caerd.

 

A Caerd assinou um termo de cooperação com a Polícia Civil para garantir ainda mais segurança ao patrimônio, para que seja facilitado o registro, embora agora se tornem menos frequentes os casos de furtos ou danificações dos hidrômetros. “Nós estamos trabalhando para melhorar o atendimento e a qualidade do serviço que chega para a população, e essa é uma mudança que vai colaborar ainda mais para esse avanço”, finalizou Iacira Azamor.

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