Por Secom • 28 de abril de 2016
Durante esta quarta (27) e quinta-feira (28), um total de 40 servidores estaduais, entre agentes e delegados da polícia, auditores da Controladoria Geral do Estado (CGE), técnicos da Superintendência Estadual de Licitações (Supel) e da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), participam em Porto Velho do Curso de Combate às Fraudes em Licitações, promovido pela Polícia Civil de Rondônia.
Na abertura do evento, o delegado Antonio Carlos do Reis, titular da Secretaria de Segurança Pública (Sesdec), deu boas vindas a todos, destacando que o curso é uma iniciativa de valor pelo alcance da proposta que enseja sua realização. O secretário falou dos riscos da realização de um procedimento licitatório mal instruído, com falhas em seu termo de referência, projeto básico e outros aspectos igualmente essenciais, visto que são fatores que suscitam oportunidade para fraudes e corrupção.
Representando o governador Confúcio Moura, o chefe do Gabinete do Palácio Rio Madeira, Valdemar Albuquerque, ressaltou o caráter austero e visionário do Chefe do Executivo rondoniense, destacando que a lisura dos atos da Administração é exigência básica, fundamental, do governador com sua equipe. Segundo ele, só com obediências às regras, com a formalidade plena dos procedimentos é que se pode alcançar bons resultados nas contratações públicas e consequentemente na prestação de serviços ao cidadão.
Nesta fase do curso destina-se ao estudo da fase interna das licitações – montagem e gerência dos editais -, no levantamento de possíveis falhas, conforme explicou o secretário Reis. observando essas possíveis falhas que podem ser pontos vulneráveis para fraudes.
A técnica de Controle Externo do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE), Cleice de Pontes Bernardo, deu a primeira aula do curso, destacando as causas essenciais da má aplicação dos recursos públicos – incompetência e corrupção. Citou as nomeações erradas em postos errados (nomeações políticas sem observação das condições técnicas que o cargo exige). Segundo ela, ao agir com incompetência, a administração pública cria oportunidade para a ineficiência, o que é contraproducente e ruim para a administração e para a sociedade.
O curso de combate às fraudes em licitações prossegue nesta quinta, com aulas/palestras conduzidas por Jamil Manasfi da Cruz, da CGE, especialista premiado em licitações, e por Isis Gomes de Queiroz, superintendente de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugespe) do Governo de Rondônia.
CAERD divulga resultado provisório do credenciamento de leiloeiros oficiais
CAERD abre credenciamento para leiloeiros públicos
CAERD recebe representantes de moradores da Vila Dnit para tratar do abastecimento de água
CAERD fortalece parcerias regionais com Saneacre em agenda estratégica no Acre
CAERD realiza 4ª oficina de gestão administrativa com gestores da Cgad
COMUNICADO GUAJARÁ-MIRIM 17/12/2025
CAERD oferece oportunidade para clientes quitarem dívidas com até 95% de desconto no mutirão do Tribunal de Justiça de Rondônia
COMUNICADO NOVA MUTUM PARANÁ 13/12/2025
COMUNICADO CEREJEIRAS 11/12/2025
Honraria máxima da CAERD celebra profissionais que impulsionaram avanços e garantiram destaque no Prêmio Ser Humano 2025
CAERD realiza sonho de menina de 5 anos durante evento de entrega de presentes da Campanha Papai Noel dos Correios
COMUNICADO COLORADO DO OESTE 10/12/2025