Por • 18 de abril de 2016
A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) e a Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (Sema) preveem a formalização de parceria para que Porto Velho tenha 100% de água tratada, conforme ficou estabelecido entre os diretores da Companhia, Luciano Walério (Administrativo e Financeiro) e Fabrício Ferreira de Lima (Comercial e Negócios), e o secretário municipal de Meio Ambiente, Edjales Benício, na reunião que acontecera, em 8 de abril, para estabelecer as estratégias de abordagem junto à população portovelhense.
De acordo com Luciano Walério, em um primeiro momento, é necessário realizar a Educação Ambiental, conscientizando as pessoas sobre a importância de ter água tratada. "A contaminação dos poços é uma questão de saúde pública e a parceria a ser estabelecida com a Sema será fundamental para os trabalhos de Educação Ambiental", declarou.
Ele esclareceu que a opção da parceria, com essa secretaria, deve-se ao fato de que "os dois órgãos públicos estão afinados com o meio ambiente”.
Edjales Benício enalteceu a importância de somar os esforços, pois as equipes da Educação Ambiental realizarão palestras nas escolas públicas e privadas, e os funcionários da Caerd, que participam dos mutirões de fiscalização, poderão reforçar as informações sobre a importância de os moradores de Porto Velho utilizarem a água tratada.
Em outro momento, o foco será a fiscalização, cujo intuito é verificar a existência de fossa próxima ao poço. " As pessoas precisam entender que não se pode ter perfurado uma fossa séptica próximo ao poço", esclareceu o secretário.
Com relação às empresas, ele informou que a Sema é responsável pelo licenciamento e também serão fiscalizadas.
OBRAS
"Há uma grande preocupação por parte da Companhia: a existência de muitas residências ou comércios com poços amazonas e ou semi-artesianos, os quais podem estar contaminados. Por isso, é necessário que a população compreenda a importância de o imóvel estar interligado à rede de distribuição de água da Caerd", disse o diretor comercial, Fabrício de Lima.
Além disso, ele explicou que a legislação determina a interligação no ramal (rede de distribuição) do Sistema de Abastecimento de Água.
Na reunião, Fabrício de Lima destacou o início das obras de saneamento previstas para maio e que elas sejam concluídas nos próximos três anos. "Já foi assinada a Ordem de Serviço para a implantação do Sistema Sul (esgotamento sanitário), que atenderá 50% da população", informou.
CAERD divulga resultado provisório do credenciamento de leiloeiros oficiais
CAERD abre credenciamento para leiloeiros públicos
CAERD recebe representantes de moradores da Vila Dnit para tratar do abastecimento de água
CAERD fortalece parcerias regionais com Saneacre em agenda estratégica no Acre
CAERD realiza 4ª oficina de gestão administrativa com gestores da Cgad
COMUNICADO GUAJARÁ-MIRIM 17/12/2025
CAERD oferece oportunidade para clientes quitarem dívidas com até 95% de desconto no mutirão do Tribunal de Justiça de Rondônia
COMUNICADO NOVA MUTUM PARANÁ 13/12/2025
COMUNICADO CEREJEIRAS 11/12/2025
Honraria máxima da CAERD celebra profissionais que impulsionaram avanços e garantiram destaque no Prêmio Ser Humano 2025
CAERD realiza sonho de menina de 5 anos durante evento de entrega de presentes da Campanha Papai Noel dos Correios
COMUNICADO COLORADO DO OESTE 10/12/2025