Por AESBE • 26 de agosto de 2015
Representantes de 25 empresas estaduais de abastecimento de água e esgotamento sanitário se reúnem em Brasília a partir de hoje para debater temas da pauta nacional e defender propostas para o desenvolvimento do setor. É o Seminário Nacional, que marca os 30 anos de atuação da Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE).
Juntas, essas companhias atendem mais de 4 mil municípios, cobrindo uma população de 124 milhões, o que representa cerca de 74% da cobertura urbana de água e quase 60% da cobertura de esgoto do país.
No seminário, representantes da ANA, Banco Mundial e das empresas vão discutir a universalização do saneamento, parcerias público-privadas, pacto federativo, eficientização energética e redução de perdas, entre outros temas. Também participarão do evento os governadores do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e de Pernambuco, Paulo Câmara, além do economista Gesner Oliveira, da GO Associados, e do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. O evento ocorrerá no Hotel Royal Tulip Brasília, até quinta-feira.
A cerimônia de abertura acontece na noite desta terça-feira com o debate Desafios à Universalização do Saneamento. Estudos apontam que são necessários investimentos superiores a R$ 300 bilhões para universalização da oferta de água potável e tratamento de esgotamento sanitário no Brasil até 2033.
Agenda de propostas
A AESBE defenderá no seminário uma agenda propositiva que visa o desenvolvimento do setor. Entre as propostas estão: subsídio para as tarifas sociais de água e de esgoto; desoneração do PIS/COFINS atrelado a investimentos; simplificação dos processos de financiamento; linhas de crédito para desenvolvimento operacional; infraestrutura de saneamento para conjuntos habitacionais; regulação do setor de saneamento; centralização dos recursos; tratamento diferenciado para o Licenciamento Ambiental no setor; política energética específica; e apoio técnico aos Planos Municipais de Saneamento.
O diretor-presidente da AESBE, Roberto Tavares, chama atenção para o fato de, diferentemente do setor energético, as questões que envolvem os recursos hídricos ou saneamento básico estão pulverizadas em múltiplas esferas de governo, o que dificulta o planejamento.
“Se quisermos tirar o país da realidade atual - na qual 22 estados têm menos de 50% de coleta de esgoto - e nos transformar num país que quer ser considerado desenvolvido, temos que mexer em todo o arranjo institucional”, afirma Roberto Tavares.
Programação
A AESBE é uma entidade civil que há 30 anos representa as empresas estaduais de água e de esgoto do país. A entidade tem como seus objetivos promover o intercâmbio de ideias e experiências e o contínuo aperfeiçoamento técnico.
A entidade também defende a gestão regional dos serviços de saneamento. E será justamente os Desafios do saneamento na perspectiva do pacto federativo o debate que abrirá o segundo dia de evento. O palestrante será o ministro do STF Gilmar Mendes. Em 2012, uma decisão do ministro determinou que a competência nas regiões metropolitanas, onde os sistemas são integrados, deve ser compartilhada entre Estados e Municípios. Pacto federativo também será tema da palestra do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, às 14h.
Também será discutido o Arranjo institucional do setor de saneamento em outros países, com a participação do Banco Mundial. Ainda nesta quarta-feira, cinco empresas apresentarão as iniciativas de sucesso em seus estados. Copasa tratará de Automação em Minas Gerais; a Sabesp vai expor sua experiência em Telemetria em São Paulo; a Sanepar vai abordar a Eficiência Energética no Paraná; e a Cagece exibirá a Redução de Perdas no Ceará. Já a Caesb vai apresentar sua experiência Lago Paranoá – Visão de Futuro, do Distrito Federal.
No último dia, quinta-feira, o Seminário 30 Anos AESBE trará as experiências das empresas estaduais em parcerias com o setor privado. A Compesa vai apresentar o Programa Cidade Saneada, em Pernambuco; enquanto a Embasa abordará o Emissário Submarino de Salvador. Fechando o seminário, a Saneago vai expor sua experiência de PPP naSubdelegação dos Serviços de Esgotamento Sanitário e a CESAN a experiência no Município de Serra.
CAERD divulga resultado provisório do credenciamento de leiloeiros oficiais
CAERD abre credenciamento para leiloeiros públicos
CAERD recebe representantes de moradores da Vila Dnit para tratar do abastecimento de água
CAERD fortalece parcerias regionais com Saneacre em agenda estratégica no Acre
CAERD realiza 4ª oficina de gestão administrativa com gestores da Cgad
COMUNICADO GUAJARÁ-MIRIM 17/12/2025
CAERD oferece oportunidade para clientes quitarem dívidas com até 95% de desconto no mutirão do Tribunal de Justiça de Rondônia
COMUNICADO NOVA MUTUM PARANÁ 13/12/2025
COMUNICADO CEREJEIRAS 11/12/2025
Honraria máxima da CAERD celebra profissionais que impulsionaram avanços e garantiram destaque no Prêmio Ser Humano 2025
CAERD realiza sonho de menina de 5 anos durante evento de entrega de presentes da Campanha Papai Noel dos Correios
COMUNICADO COLORADO DO OESTE 10/12/2025