Por CAERD/DECOM • 15 de junho de 2015
Depois de realizar, com pouco sucesso, um amplo programa de recuperação de créditos de dívidas de seus clientes a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) inicia quarta-feita (17) em Porto Velho, um mutirão de fiscalizações e cortes, inclusive com apoio da Polícia Civil, para identificar os usuários que estão fora do faturamento da empresa.
Segundo a superintendente regional da companhia em Porto Velho, Lilian Lima de Lucena, são milhares de usuários em débito ou que fraudam o sistema de distribuição de água com a auto religação. Ela explicou que esta conduta do usuário (auto religação), que tipifica crime de fraude, é responsável por um prejuízo gradativo da empresa, que deixa de arrecadar mais de R$ 1 milhão por mês, devido às 38 mil ligações clandestinas só em Porto Velho.
A superintendente também observou que o problema da fraude no serviço de distribuição não é uma situação localizada de Porto Velho e, por isso, o mesmo mutirão vai se estender por todo interior do estado, sem perder de vista os benefícios da negociação que prevê um desconto de nada menos de 100% do valor das multas. O usuário pagará tão somente pelo consumo, não importando o tempo de atraso de suas faturas e ainda poderá parcelar o débito em até 48 vezes.
A primeira fase do mutirão vai abranger a região do quadrilátero que compreende a Avenida Governador Jorge Teixeira à Rio Madeira e Tiradentes à Rua José Vieira Caúla (Pedacinho de Chão e Embratel), onde as 15 equipes da companhia terão o apoio logístico de um ônibus escritório, que ficará estacionado no Campo 13 de Setembro, com estrutura adequada para negociar débitos e todas as demais providências para o resgate dos créditos da Caerd.
Lílian Lima chegou a apelar aos clientes da Caerd em débito, informando que o objetivo do mutirão não é simplesmente autuar os usuários com algum tipo de conduta imprópria, mas de sensibilizá-los da importância do resgate desses créditos para a companhia, pois eles dão o suporte aos serviços de manutenção e ampliação das estações de tratamento de água (ETA), “e o cidadão usuário deve ter a consciência deste fato, para que assim possamos ter uma rotina de prestação de serviços cada vez melhor”, disse.
Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Decom
Decom - Governo de Rondônia
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