Por Josias Brito • 22 de abril de 2015
A Companhia de Água e Esgoto de Rondônia (Caerd), regional de Ji-Paraná, vem ampliando sua rede de abastecimento de água, e irá utilizar de uma tecnologia de Registro de Manobra no sistema de água para diminuir as interrupções nos bairros. O novo equipamento deverá ser instalado na adutora que abastece todo o segundo distrito, na próxima quinta-feira (23). A obra será realizada na Rua José Geraldo, bairro Vila Jotão, próximo ao Ceraji e por medida de segurança, a companhia irá interromper o fornecimento de água no distrito para instalação do equipamento.
Segundo o Superintendente regional, Vagner Marcolino Zacarini, a implantação do equipamento neste local servirá para que, em caso do rompimento de alguma adutora naquela região, não seja necessário o corte por completo do abastecimento de água no segundo distrito. Com o dispositivo será possível isolar apenas o bairro em que há necessidade de reparos ou troca da tubulação, sem que para isso toda a região seja prejudicada. “A implantação do registro de manobra é mais uma tecnologia que contribuirá muito para que a população não sofra com cortes no fornecimento de água”, afirmou.
Para Vagner Marcolino, com o Registro de Manobra será possível executar manutenção na adutora que abastece todo o segundo distrito de Ji-Paraná, com menor tempo possível de paralisação e desperdício de água. “Isso quando se fizer necessário a execução da manutenção”, lembrou.
Nos últimos meses, o Caed realizou a substituição de várias redes de distribuição de água que abastece os bairros adjacentes do segundo distrito. A obra teve início neste ano e percorreu ao longo de toda a adutora do município, que abastece, tanto o primeiro como o segundo distrito. De acordo com Vagner Marcolino, a tubulação antiga de amianto está sendo trocada por novos tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade). “Na extensão entre a central de tratamento e o segundo distrito tem ocorrido muitos vazamentos e perda de água. Por isso estamos substituindo a tubulação por um material mais resistente à pressão e instalando o Registro de Manobra, evitando os constantes vazamentos e melhorando o abastecimento de água da região”, explicou.
Projeto
Para a construção da nova adutora estão sendo investidos mais de R$ 38 milhões de reais. A construção da adutora com tubulação de alta qualidade e diâmetro de 500 milímetros, estima-se dobrar a capacidade de abastecimento de água em Ji-Paraná, abastecendo todos os bairros que estão em locais mais altos, acabando com o problema de falta de água, mas o prazo para conclusão da obra é de sete anos.
Como resolver o problema num período mais curto?
A obra está sendo executada pela empresa Hidronorte, vencedora da licitação e deve ser concluída em outubro deste ano, de acordo com o contrato. A obra que é considerada de grande importância para Ji-Paraná, inclui também a construção de 120 quilômetros de novas redes de água potável e de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), ampliando a capacidade de distribuição para 120 litros por segundo.
CAERD divulga resultado provisório do credenciamento de leiloeiros oficiais
CAERD abre credenciamento para leiloeiros públicos
CAERD recebe representantes de moradores da Vila Dnit para tratar do abastecimento de água
CAERD fortalece parcerias regionais com Saneacre em agenda estratégica no Acre
CAERD realiza 4ª oficina de gestão administrativa com gestores da Cgad
COMUNICADO GUAJARÁ-MIRIM 17/12/2025
CAERD oferece oportunidade para clientes quitarem dívidas com até 95% de desconto no mutirão do Tribunal de Justiça de Rondônia
COMUNICADO NOVA MUTUM PARANÁ 13/12/2025
COMUNICADO CEREJEIRAS 11/12/2025
Honraria máxima da CAERD celebra profissionais que impulsionaram avanços e garantiram destaque no Prêmio Ser Humano 2025
CAERD realiza sonho de menina de 5 anos durante evento de entrega de presentes da Campanha Papai Noel dos Correios
COMUNICADO COLORADO DO OESTE 10/12/2025