Caerd inicia substituição de hidrômetros com defeito; ação garante transparência ao consumidor

Por Assessoria/Decom • 14 de abril de 2015

Com a aferição de hidrômetros, troca de aparelhos defeituosos, opacos ou adulterados, e aquisição de mais 12.400 novos medidores de água, a Companhia de Água e Esgoto de Rondônia (Caerd), está regularizando mais de 93% das residências atendidas pela companhia.

Na segunda quinzena de abril, iniciará a substituição de hidrômetros com defeito, opacos (que dificulta a leitura) ou que tenham sido adulterados pelos consumidores, por modelos novos, com lacre em código de barras, conexão numerada e aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O diretor de comércio e negócios da Caerd, Walmir Brito, diz que “adquirimos 12.400 destes hidrômetros, em modalidade de permuta com o fabricante que reduz em até 20% o valor de cada aparelho – foram trocadas 8 toneladas de medidores antigos”. Ele lembra que esta ação visa também preservar a natureza, “pois todas estas unidades antigas são fundidas e remanufaturadas”. Tecnicamente, os novos hidrômetros são mais precisos e seguros, propiciando economia para o consumidor e evitando vazamentos que oneram o tratamento da água oferecida pela Caerd.

Brito afirma que a quantidade de fraudes é grande e que “junto com os novos hidrômetros, compramos novos retentores de água, mais modernos e que se mostraram invioláveis, pois os lacres antigos eram de fácil adulteração e, mesmo quando se cortava a água, alguns usuários menos éticos faziam um furo nos mesmos e continuavam recebendo o produto”.

O primeiro trimestre de 2015 apresentou faturamento acima do alcançado no mesmo período do ano passado (6%), graças ao incremento na hidrometração que já alcança 100% em vários municípios, como Espigão do Oeste, Castanheiras e Presidente Médici. “Uma força-tarefa trabalha em Guajará-Mirim, Rolim de Moura, Colorado do Oeste e em Jí-Paraná, atingindo 96%. Em todo o Estado este índice é de 93% (4º lugar no Brasil) e, até o final do ano, Rondônia chegará ao 2º lugar”, informa Walmir.


Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
Imprimir

CAERD divulga resultado provisório do credenciamento de leiloeiros oficiais

CAERD abre credenciamento para leiloeiros públicos

CAERD recebe representantes de moradores da Vila Dnit para tratar do abastecimento de água

CAERD fortalece parcerias regionais com Saneacre em agenda estratégica no Acre

CAERD realiza 4ª oficina de gestão administrativa com gestores da Cgad

COMUNICADO GUAJARÁ-MIRIM 17/12/2025

CAERD oferece oportunidade para clientes quitarem dívidas com até 95% de desconto no mutirão do Tribunal de Justiça de Rondônia

COMUNICADO NOVA MUTUM PARANÁ 13/12/2025

COMUNICADO CEREJEIRAS 11/12/2025

Honraria máxima da CAERD celebra profissionais que impulsionaram avanços e garantiram destaque no Prêmio Ser Humano 2025

CAERD realiza sonho de menina de 5 anos durante evento de entrega de presentes da Campanha Papai Noel dos Correios

COMUNICADO COLORADO DO OESTE 10/12/2025