Por AESBE • 27 de janeiro de 2015
A forte estiagem enfrentada desde o ano passado, somada às altas temperaturas da estação, piorou sobremaneira a situação dos reservatórios destinados ao abastecimento de água no país. O problema que antes afetava o Estado de São Paulo, agora atinge todo o Sudeste brasileiro e começa a pôr em alerta a região Centro-Oeste e a castigar ainda mais o Semiárido nordestino.
Para debater os impactos dessa situação, os gestores das Empresas Estaduais de Saneamento reuniram-se na tarde de hoje (27), na sede da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), em Brasília. O clima geral era de preocupação com os graves efeitos da seca incidentes não só sobre a população, como também sobre os setores responsáveis pelo desenvolvimento nacional.
Os gestores decidiram por unanimidade unirem-se em torno desse assunto, a fim de levantar soluções e propor aos governos estaduais e federal ações mais efetivas. Para isso, nova reunião do colegiado será agenda para dar início à consolidação de algumas medidas.
Eleições na Aesbe - Ainda na ocasião, foi realizada eleições para recomposição dos quadros de diretores vice-presidentes regionais e do Conselho Fiscal da Aesbe, desfalcados em virtude das mudanças originadas pelas Eleições Gerais de 2014. A renovação nos cargos de presidentes das Companhias Estaduais de Saneamento atingiu 20 dos 25 gestores das empresas associadas à entidade.
Foram conduzidos às funções de vice-presidentes regionais o presidente interino da Agespisa (PI), Raimundo Nonato Farias Trigo, o presidente da Deso (SE), Carlos Fernandes de Melo Neto, o presidente da Saneago (GO), José Taveira Rocha, a presidente da Cesan (ES), Denise Cadete e o presidente da Sanepar (PR), Mounir Chaowiche. Este último, foi eleito também o vice-presidente que responde em caso de ausência do presidente da Aesbe.
Para o Conselho Fiscal, foram eleitos o presidente da Caesb (DF), Maurício Luduvice, o presidente da Cosanpa (PA), Luciano Lopes Dias e o presidente da Caema (MA), Davi de Araújo Telles.
Ao final da Assembleia, o presidente da Aesbe e presidente da Compesa (PE), Roberto Tavares, agradeceu a participação dos presentes e afirmou estar animado com as renovações ocorridas nos quadros de gestores das associadas. “Estamos com um time renovado. São pessoas que, com certeza, foram escolhidas pelo mérito, dedicação e vontade de estar defendendo a sua empresa.”. E concluiu: “Estou muito animado e acho que temos uma grande oportunidade de realizarmos um bom trabalho para o crescimento da Associação.”.
CAERD divulga resultado provisório do credenciamento de leiloeiros oficiais
CAERD abre credenciamento para leiloeiros públicos
CAERD recebe representantes de moradores da Vila Dnit para tratar do abastecimento de água
CAERD fortalece parcerias regionais com Saneacre em agenda estratégica no Acre
CAERD realiza 4ª oficina de gestão administrativa com gestores da Cgad
COMUNICADO GUAJARÁ-MIRIM 17/12/2025
CAERD oferece oportunidade para clientes quitarem dívidas com até 95% de desconto no mutirão do Tribunal de Justiça de Rondônia
COMUNICADO NOVA MUTUM PARANÁ 13/12/2025
COMUNICADO CEREJEIRAS 11/12/2025
Honraria máxima da CAERD celebra profissionais que impulsionaram avanços e garantiram destaque no Prêmio Ser Humano 2025
CAERD realiza sonho de menina de 5 anos durante evento de entrega de presentes da Campanha Papai Noel dos Correios
COMUNICADO COLORADO DO OESTE 10/12/2025