Por Assessoria • 07 de julho de 2014
A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) recebeu essa semana, através de ação judicial, um veículo modelo pickup como quitação de dívidas acumuladas desde 2006 no valor de R$ 13.291,19. O cliente, que terá o nome preservado, é morador do bairro Mocambo, região central de Porto Velho.
No histórico do cliente, levantado pela Superintendência de Operações Comerciais, além da inadimplência há uma série de outras irregularidades, entre elas o furto de água, popularmente conhecido como “gato”. Do ano de 2006 – quando se tornou cliente – até 2008, o consumidor não pagou nenhuma das contas faturadas pela Caerd, causando acúmulo de débitos no valor de R$ 5.029,00.
Com a inadimplência alta, a Caerd efetuou o corte de água, mas proporcionou oportunidades de acerto de contas para continuar o fornecimento. O parcelamento do débito foi efetuado em duas ocasiões, mas não houve cumprimento do acordo. Como não honrou com os compromissos e ficou sem o fornecimento de água, o consumidor fez a autorreligação, obrigando a Caerd a suprimir sua rede, ou seja, a retirada da tubulação desde a rede de distribuição de água até o cavalete.
Sem sucesso nas negociações, a dívida do cliente foi aumentando ao mesmo tempo em que teve o nome inscrito na Serasa (banco de dados de restrições financeiras a consumidores e empresas). Com tantas irregularidades e sem a sinalização de acordo com o cliente, a Caerd se viu obrigada a recorrer ao departamento jurídico que buscou em 2011, na Justiça, o acerto de contas.
Intimado pela autoridade judiciária a quitar os débitos o cliente, ainda assim, não cumpriu seu dever. Tanto que no processo, o despacho descreve: “decorrido prazo de parte, certifico e dou fé que não houve o pagamento do débito e nem apresentação de embargos”.
Para sanar a dívida, o juiz de direito Ilisir Bueno Rodrigues determinou e penhora do veículo pickup, em nome do cliente, como consta no processo: “Segue o comprovante de bloqueio judicial do bem penhorado. Defiro a adjudicação. Lavre-se o auto e intime-se o devedor”.
Caerd busca negociação com clientes
O diretor comercial Walmir Brito lamenta que alguns clientes deixem a situação chegar a esse ponto e reafirma que a Companhia oferece diversas oportunidades para negociação de dívidas. “A Caerd executa ação em último caso. Não temos interesse em prejudicar nenhum dos nossos clientes. Fazemos de tudo para facilitar o pagamento das faturas. Entendemos que as pessoas enfrentam dificuldades, por isso peço que nos procurem para negociar os débitos”.
Walmir Brito afirma que infelizmente esse não é um caso isolado na Caerd. “Outros clientes possuem histórico parecido com esse caso e não temos outra solução senão procurar a Justiça. A Caerd possui várias outras ações como essa em andamento e esperamos solução em breve”.
Sobre o veículo que passa a ser propriedade da Caerd, Walmir explica que será de grande ajuda para a Companhia, “por se tratar de um carro com carroceria, poderemos utilizá-lo nas ações de troca de medidores, os equipamentos novos acabaram de chegar, e também em atividades de fiscalização e corte”.
Oportunidade
A Caerd está oferecendo parcelamentos e condições especiais com 100% de desconto nos juros e multas para aqueles que pretendem recuperar o crédito. Outra opção que é sinônimo de facilidade e economia é o débito automático em conta corrente. O cliente precisa autorizar o serviço na instituição bancária, a partir daí deixa de enfrentar filas para pagamento e não paga multa e juros por atraso. A fatura, sem o código de barras, continua sendo entregue na residência do cliente para acompanhamento do que foi consumido.
CAERD divulga resultado provisório do credenciamento de leiloeiros oficiais
CAERD abre credenciamento para leiloeiros públicos
CAERD recebe representantes de moradores da Vila Dnit para tratar do abastecimento de água
CAERD fortalece parcerias regionais com Saneacre em agenda estratégica no Acre
CAERD realiza 4ª oficina de gestão administrativa com gestores da Cgad
COMUNICADO GUAJARÁ-MIRIM 17/12/2025
CAERD oferece oportunidade para clientes quitarem dívidas com até 95% de desconto no mutirão do Tribunal de Justiça de Rondônia
COMUNICADO NOVA MUTUM PARANÁ 13/12/2025
COMUNICADO CEREJEIRAS 11/12/2025
Honraria máxima da CAERD celebra profissionais que impulsionaram avanços e garantiram destaque no Prêmio Ser Humano 2025
CAERD realiza sonho de menina de 5 anos durante evento de entrega de presentes da Campanha Papai Noel dos Correios
COMUNICADO COLORADO DO OESTE 10/12/2025