Por Caerd • 04 de julho de 2014
Os vereadores do município de Colorado do Oeste Almiro da Cafeeira (PT), Vagner Tutu (PT) e o presidente da Câmara Municipal Jânio Saraiva (PTB) estiveram na sede da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), em Porto Velho, para pedir a presença da diretoria executiva na audiência pública que vai debater, no dia 15 de agosto, os serviços que a Caerd executa no município. Os parlamentares foram recebidos pelo diretor administrativo Luciano Walério, diretor comercial Walmir Brito e diretor operacional Mauro Berberian.
Os vereadores fizeram diversos questionamentos quanto ao serviço prestado, distribuição e tratamento de água no município e a possibilidade da redução no valor da tarifa praticado pela Companhia. Sobre esse tema, o diretor comercial Walmir Brito explicou que o preço da tarifa engloba diversos itens como valor dos produtos químicos utilizados para tratar a água, manutenção na rede de captação e distribuição de água, mão de obra, servidores entre outros fatores que contribuem para a eficiência do serviço prestado. “É de conhecimento público Caerd vive um momento delicado, de forma que nos falta equilíbrio financeiro para reduzir o valor da tarifa”, explicou o diretor.
Sobre a qualidade da água distribuída nas residências, o diretor operacional Mauro Berberian explicou que as análises da qualidade da água são feitas periodicamente para que a população recebe o produto adequadamente, conforme estabelece a Organização Mundial da Saúde. Mauro orientou os vereadores que é necessário um estudo sobre a qualidade do lençol freático do município, umas vez que grande parte da população ainda utiliza a água de poços, não recomendado para uso em atividades de higiene pessoal e consumo.
Para melhorar o alcance da Caerd no município e melhorar a qualidade de vida da população, o vereador Vagner Tutu propôs parceria na elaboração de um projeto que atenda as necessidades dos munícipes e melhore o serviço de água e saneamento em Colorado do Oeste. “A Caerd elabora um projeto de expansão e melhoria e nós nos comprometemos a buscar recursos para que sejam feitos investimentos em nosso município. Fazendo isso podemos propor um projeto de lei que incentive os munícipes a consumir a água tratada pela Caerd”.
Segundo o presidente da Câmara, vereador Jânio Saraiva, “a proposta da audiência pública é justamente explicar à população os benefícios em utilizar a água tratada, como esse serviço tem sido desenvolvido pela Companhia e as melhorias que podem ser feitas”. O vereador Almiro da Cafeeira endossou afirmando que “só se constrói melhoria para a população com diálogo e entendimentos, esse é nosso propósito. Queremos que a sociedade tenha garantia que recebe água de qualidade e que a Caerd se comprometa em manter a boa prestação do serviço”, argumentou.
Os diretores comercial e operacional se comprometeram em elaborar um projeto que atenda os anseios da população e da administração municipal dentro do que for possível e viável para a companhia. “Somos uma empresa comprometida com o cidadão, prezamos pelos bons serviços prestados e pela garantia da qualidade de vida para a população do Estado, por isso vamos fazer o possível para atender o município”, disse Walmir Brito.
CAERD divulga resultado provisório do credenciamento de leiloeiros oficiais
CAERD abre credenciamento para leiloeiros públicos
CAERD recebe representantes de moradores da Vila Dnit para tratar do abastecimento de água
CAERD fortalece parcerias regionais com Saneacre em agenda estratégica no Acre
CAERD realiza 4ª oficina de gestão administrativa com gestores da Cgad
COMUNICADO GUAJARÁ-MIRIM 17/12/2025
CAERD oferece oportunidade para clientes quitarem dívidas com até 95% de desconto no mutirão do Tribunal de Justiça de Rondônia
COMUNICADO NOVA MUTUM PARANÁ 13/12/2025
COMUNICADO CEREJEIRAS 11/12/2025
Honraria máxima da CAERD celebra profissionais que impulsionaram avanços e garantiram destaque no Prêmio Ser Humano 2025
CAERD realiza sonho de menina de 5 anos durante evento de entrega de presentes da Campanha Papai Noel dos Correios
COMUNICADO COLORADO DO OESTE 10/12/2025