Por Caerd • 13 de junho de 2014
Com o objetivo de atender as normas estabelecidas na Lei do Saneamento Básico (11.445/07), o Governo do Estado, através da Secretaria Executiva do Gabinete do Governador, realizou na manhã da última terça-feira (10) um Workshop sobre a Área de Regulação do Setor de Saneamento Básico e implantação da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado de Rondônia (Asper).
Como a Lei do Saneamento orienta sobre as diretrizes para a universalização dos serviços de água e esgotos, fez-se necessária a adoção de medidas para ampliar o índice de atendimento da população aos serviços de água tratada e esgotamento sanitário. Para tanto, o Governo do Estado firmou contrato com a CAIXA/Ministério das Cidades, para execução do Plano de Desenvolvimento Institucional visando remodelagem da Prestação de Serviços de Água e Esgotos no Estado de Rondônia. Entre as vertentes do Plano está a criação da agência de regulação do setor de saneamento básico, daí a necessidade da Asper.
Criada em 2010 através da Lei Complementar 559, “a Asper está em fase final de implementação e regulamentação”, conforme explicou o presidente Hiran Castiel dizendo que “esse trabalho tem sido árduo em razão do alto nível técnico necessário para manter o equilíbrio em todas as áreas prestadoras de serviços do Estado”. Castiel disse também que a Agência tem atuado com uma equipe reduzida, mas a previsão para o próximo ano é a contratação de aproximadamente 75 servidores, através de concurso público.
O engenheiro sanitarista José Nelson de Almeida, da Diefra Enhenharia e Consultoria, condutor do Wokshop, explicou ao público o modo que “as agências reguladoras, como é o caso da Asper, têm a missão de garantir a sustentabilidade econômica, eficiência e controle social das empresas prestadoras de serviço, bem como a fiscalização da segurança, qualidade e regularidade do serviço prestado”. O engenheiro destacou ainda uma série de atribuições da Asper, entre elas a missão de promover a estabilidade nas relações entre o poder concedente, entidades reguladas e usuários.
Trabalho integrado com a Caerd
Como uma das missões da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado de Rondônia (Asper) é garantir o desenvolvimento econômico e social, o trabalho em conjunto com a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) será fundamental, como explicou a diretora presidente Iacira Azamor. “Acredito que o elo entre Asper e Caerd vai contribuir para que a sociedade seja bem atendida e que as melhorias sejam feitas. O mesmo se estende aos municípios que ainda sentem receio de firmar uma concessão com a Caerd, que a Asper atue de forma com que a qualidade de nosso serviço vá de encontro com o interesse dos administradores públicos e população”. A presidente da Caerd disse ainda que “a tendência é que as empresas melhorem a qualidade dos serviços prestados mediante a instituição de normas e a fiscalização das agências reguladoras”.
Fonte
Texto: Luciane Gonçalves - Assessoria Caerd
Fotos: Newton Sérgio
Decom - Governo de Rondônia
CAERD divulga resultado provisório do credenciamento de leiloeiros oficiais
CAERD abre credenciamento para leiloeiros públicos
CAERD recebe representantes de moradores da Vila Dnit para tratar do abastecimento de água
CAERD fortalece parcerias regionais com Saneacre em agenda estratégica no Acre
CAERD realiza 4ª oficina de gestão administrativa com gestores da Cgad
COMUNICADO GUAJARÁ-MIRIM 17/12/2025
CAERD oferece oportunidade para clientes quitarem dívidas com até 95% de desconto no mutirão do Tribunal de Justiça de Rondônia
COMUNICADO NOVA MUTUM PARANÁ 13/12/2025
COMUNICADO CEREJEIRAS 11/12/2025
Honraria máxima da CAERD celebra profissionais que impulsionaram avanços e garantiram destaque no Prêmio Ser Humano 2025
CAERD realiza sonho de menina de 5 anos durante evento de entrega de presentes da Campanha Papai Noel dos Correios
COMUNICADO COLORADO DO OESTE 10/12/2025