Confúcio cobra do Planalto solução para a transposição e liberação de emendas

Por Decom • 30 de novembro de -0001

Brasília - Na audiência no Palácio do Planalto com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, nessa quinta-feira (10), o governador Confúcio Moura levou várias reivindicações, entre elas, a prioridade para disponibilizar os recursos das emendas de bancada relativas ao Orçamento Geral da União (OGU), e a transposição dos servidores rondonienses para os quadros federais.

Confúcio afirmou que a transposição virou uma novela demorada e o que foi necessitado do Estado, foi feito, falta o cumprimento do governo federal. ”As equipes, gente, advogados, carros, computadores com internet, impressoras, móveis, tudo o Estado patrocinou. Em Rondônia os processos foram encaminhados pelos servidores federais do Ministério da Fazenda e aqui em Brasília está um rolo burocrático de entendimento que não anda”, desabafou o governador.

A ministra Gleisi Hoffmann disse que ligaria ainda na quinta-feira para a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, para que ela chame a sua equipe e agilize o processo, porque não há mais o que explicar nessa situação burocrática e longa.



Quanta as emendas de bancada, o governador explicou à ministra, a importância de cada uma delas para Rondônia. “Temos emenda para os institutos federais, saúde, educação, maquinários e temos também para o Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, ressaltou Confúcio. A ministra disse que irá fazer um pente fino para eleger as prioridades.

Na audiência, houve tempo suficiente para conversarem sobre índios, usinas e o Estado de Rondônia. “Demos asas as prosas, e foi muito interessante. Falamos sobre as comunidades indígenas de Guajará, dos índios Cinta Larga de Espigão, do Suruís de Cacoal. Falamos de Rondônia e seu crescimento”, completou Confúcio.

O governador comentou que pretende voltar em breve ao Palácio do Planalto para tratar de outros assuntos que não seja o da transposição. Participou também da audiência, a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel.

Texto: Zôzimo Macedo
Fotos: Zôzimo Macedo
Fonte: Decom
Imprimir

CAERD participa de edição especial do Rondônia Cidadã e reforça vínculo com moradores do Residencial Morar Melhor

Diretoria Executiva da CAERD recebe empresários da Embaixada Suíça em Porto Velho para discutir parcerias

CAERD amplia abastecimento na Rondônia Rural Show com nova ETA de capacidade dobrada

CAERD alinha detalhes para a Rondônia Rural Show 2025 e avança na instalação da ETA compacta em Ji-Paraná

CAERD leva reflexão sobre preservação das geleiras a estudantes de Porto Velho

CAERD marca presença no encerramento do projeto 'Conscientizar para Preservar' em Porto Velho

CAERD comemora Dia Mundial da Água em Porto Velho

CAERD realiza palestra educativa em instituição religiosa em alusão ao Dia Mundial da Água

CAERD promove segundo Pit Stop em Porto Velho, em parceria com Escola de Trânsito, para conscientização sobre água e segurança viária

CAERD participa de reunião de alinhamento da Campanha Maio Amarelo

CAERD marca presença na abertura da Semana da Água em parceria com Sedam

Funcionários da CAERD participam da 1ª Conferência de Resíduos Sólidos de Rondônia