
A realização do II Simpósio de Recursos Hídricos da zona da mata na cidade de Rolim de Moura-RO, (28) ocorreu em um período marcado pelos impactos globais e manifestações sociais por todo o país. O Estado de Rondônia está na expectativa da construção do Plano Estadual de Recursos Hídricos. Este momento é de reflexão, crescimento e a oportunidade para que ocorram avanços na eficiência do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos do Estado.
O Estado e o país têm enormes desafios pela frente. O II Simpósio da zona da mata foi um importante espaço de discussão e promoção de novos conhecimentos na busca de melhores soluções para os recursos hídricos neste mundo em mudança e consequentemente aumento de conflitos. Diversos temas foram abordados, dentre eles destacou-se os investimentos destinados ao saneamento básico no Estado, vale ressaltar que um dos requisitos para liberação dos recursos são a elaboração dos planos municipais de saneamento básico, onde os prazos estão se esgotando até dez/2013, conforme prevê a Lei n. 11.445 de 2007.
Conforme explicou a Ms. Maria Lucilene, o Setor de Saneamento Básico têm enormes desafios pela frente, quanto a universalização ao acesso a água tratada e ao esgotamento sanitário. Um deles é convencer a população de que a água produzida pela Caerd é de ótima qualidade, sendo um importante instrumento de promoção de saúde.
Na ocasião os Engenheiros Juracino César e Monica Chagas, ambos presidente e vice-presidente da ABES, representaram a instituição no II Simpósio de Recursos Hídricos de Rolim de Moura-RO, onde foi distribuído revistas da ABES e ficha de inscrição para novos afiliados.