Por Rejane Júlia • 03 de setembro de 2025

As ações do Mutirão de Atendimento na Comunidade Rei Davi, em Espigão do Oeste, foram definidas em reunião realizada nesta semana, com a presença de representantes da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – CAERD, da Defensoria Pública do Estado de Rondônia - DPE e da Prefeitura Municipal. O mutirão está marcado para o próximo dia 6 de setembro e vai garantir às famílias da localidade acesso à água tratada com ligações gratuitas, além de orientação sobre o Programa da Tarifa Social e atendimento jurídico.
Participaram da reunião pela Companhia o diretor financeiro Nestor Borralho e o coordenador de Gestão Comercial e Negócios, Walmir Brito e o gerente da unidade no município, Oalaci Tesch, que destacaram a relevância da ação para assegurar cidadania e qualidade de vida à comunidade.
Representando a Defensoria Pública, o defensor Lucas Marcel Falcão. Pela Prefeitura, participaram a secretária de planejamento, Lirvani Fávero, a arquiteta Tamiris Raiany e os responsáveis pelo setor de cadastros, Taylor Marcelo Marques Hantt, Genésio Martins de Souza e Valdeme Campos Luz.
Na oportunidade, ficou definido que na primeira semana de setembro, as equipes da Prefeitura, com apoio da CAERD, realizariam a numeração das edificações da comunidade, etapa importante para viabilizar as ligações de água. A equipe do setor Comercial da estatal também fará atendimento orientando os moradores sobre os documentos necessários para solicitar as ligações e para adesão ao Programa da Tarifa Social, que garante descontos na conta de água às famílias de baixa renda.
Para o governador de Rondônia Marcos Rocha, “garantir água tratada às comunidades é um compromisso da minha gestão, com a dignidade e a saúde da população. A união entre Estado, município e CAERD mostra que, juntos, podemos transformar a realidade de famílias rondoniense”, afirmou.
O defensor público Lucas Marcel Falcão ressaltou o impacto da ação. “A defensoria está ao lado da população para garantir que direitos básicos, como o acesso à água, sejam efetivados. Essa parceria entre os órgãos públicos é fundamental para levar qualidade de vida e justiça social às famílias da Comunidade Rei Davi”.
Para o diretor financeiro da estatal, Nestor Borralho, a iniciativa é um marco para a comunidade. “Levar água tratada à Comunidade Rei Davi é mais do que uma ação técnica, é um compromisso social. Estamos trabalhando com a Prefeitura e a DPE para que cada família tenha acesso a esse serviço essencial, com segurança e dignidade”.
O mutirão será uma oportunidade de aproximar serviços essenciais da população, unindo esforços da CAERD, da Prefeitura e da DPE em benefício direto das famílias da região.
Documentos necessários
Tarifa Social:
RG e CPF ou CNH
Documento do imóvel
Cartão do benefício
Cadastro Único (folha V7)
Comprovante de endereço
Comprovante de renda
Ligação de água:
RG e CPF ou CNH
Documento do imóvel
Numeração predial
As famílias interessadas em garantir a ligação gratuita da rede e participar do Programa da Tarifa Social devem estar com seus cadastros em dia na CAERD.
COMUNICADO TEIXEIRÓPOLIS 27/11/2025
COMUNICADO NOVA MAMORÉ 26/11/2025
COMUNICADO URUPÁ 26/11/2025
Ginástica laboral reúne empregados da Caerd na Praça do Caju durante Sipat
CAERD realiza manhã de prevenção e cuidados durante programação da Sipat
SIPAT 2025 inicia com foco em prevenção, preparo e conscientização na CAERD
CAERD participa do “Agevisa em Ação” com serviços, educação ambiental e integração comunitária
COMUNICADO ALTO PARAÍSO 20/11/2025
COMUNICADO JI-PARANÁ 20/11/2025
CAERD promove palestra “Ambiente sem Assédio” e fortalece a construção de um local de trabalho saudável
COMUNICADO COSTA MARQUES 17/11/2025
COMUNICADO JI-PARANÁ 17/11/2025