Por Rejane Júlia • 23 de abril de 2025
Presidente da CAERD, Cleverson Brancalhão abriu programação da Semana das Profissões - Foto: Raiane Gomes
Uma semana para enxergar além do presente e pensar no futuro. Com essa proposta, iniciou nessa terça-feira (22), a Semana das Profissões, iniciativa inédita da Escola Corporativa da CAERD, voltada exclusivamente para os menores aprendizes da Companhia. O evento segue até o dia 25 de abril e foi idealizado para apresentar aos jovens os bastidores de diferentes áreas profissionais, abrindo espaço para reflexões, descobertas e escolhas mais conscientes sobre as futuras carreiras.
Ao longo da programação, 20 profissionais da própria CAERD vão compartilhar vivências, caminhos trilhados e desafios de suas áreas de atuação. As conversas acontecem de forma dinâmica, em palestras breves, com espaço para interação e perguntas.
“Nossa ideia é ampliar o olhar desses jovens. Que eles percebam que o mercado oferece inúmeras possibilidades, e que o sucesso começa com autoconhecimento e curiosidade”, explicou José Ribamar Cavalcante, gerente da Escola Corporativa.
Primeiro dia
Na estreia do evento, cinco áreas profissionais foram apresentadas aos aprendizes. Quem abriu a programação foi o presidente da Companhia, Cleverson Brancalhão, abordando a atuação do administrador. Por meio de vídeo e uma fala direta, ele deixou um alerta aos jovens. “Fiquem atentos ao que acontece ao redor. Às vezes, a oportunidade passa e nem percebemos. Estar presente e preparado faz toda a diferença para aproveitar o que a vida oferece”.
Logo depois, o contador Rogério Gomes, da Coordenadoria de Contabilidade, trouxe uma perspectiva prática da sua profissão. “Contabilidade não é só números. É controle, responsabilidade e clareza. Se esse setor falha, tudo vira desorganização. É o que garante o equilíbrio financeiro de uma empresa”.
O terceiro a falar foi o advogado Ihgor Jean, que com bom humor desmistificou o universo do Direito. “Advogar não é apenas usar terno e citar artigos de lei. É ter escuta ativa, interpretar cenários, lidar com conflitos e tomar decisões que impactam vidas”.
Na sequência, a médica Gabrielle Queiroz da Silva, do Sesmt, explicou como a medicina do trabalho atua muito além dos consultórios. “O médico do trabalho previne riscos, promove saúde e participa diretamente da construção de ambientes laborais mais seguros. Empresas com mais de 120 colaboradores precisam de uma estrutura voltada para isso, com vários profissionais integrados”.
Encerrando a manhã, o auditor Geovane Sousa Borracha explicou que sua função exige atenção aos detalhes, postura ética e formação sólida.
“Ser auditor é investigar sem julgar. Analisamos documentos, observamos rotinas, conversamos com as equipes e sugerimos melhorias. O objetivo é sempre proteger a empresa e promover transparência”.
Ao final de cada ministração, os menores aprendizes puderam tirar dúvidas e conhecer também os campos de atuação e a realidade salarial de cada profissão. Mas uma mensagem se destacou em todas as falas: nenhuma carreira faz sentido sem envolvimento pessoal.
Para o presidente da CAERD, “escolher uma profissão vai muito além de buscar estabilidade. É sobre fazer algo que você acredita, que te motiva. O prazer no que se faz é o que sustenta qualquer jornada profissional”.
Segundo a diretora administrativa e comercial, Elisandra Loras, o projeto da Semana das Profissões tem um papel fundamental na formação dos aprendizes. “Quando o jovem conhece mais de perto as diferentes carreiras, ele ganha clareza e confiança para fazer suas próprias escolhas. É uma ferramenta de orientação, mas também de valorização”.
Para o menor aprendiz Luiz Henrique Luna, a experiência faz a diferença. “Achei a Semana das Profissões bem legal, porque tem muitos jovens que ainda não sabem o que querem seguir no futuro. Participar dessas palestras ajuda a abrir a mente e enxergar possibilidades que a gente nem imaginava”.
Nos dias seguintes, a programação contempla diversas áreas do conhecimento. Na próxima quarta-feira (23), os aprendizes vão conhecer as experiências de profissionais das áreas de Arquitetura, Controladoria, Engenharia Civil e Elétrica, além da Biologia. No dia 24, é a vez das engenharias Ambiental, Química, Industrial e Sanitária, Psicologia e Serviço Social. E no último dia, 25, a programação inclui Tecnologia da Informação, Economia, Jornalismo, Engenharia de Segurança do Trabalho e a função de pregoeiro.
CAERD integra ação da Agevisa e aproxima serviços da comunidade
Menores aprendizes da CAERD participam da 1ª Semana das Profissões promovida pela Escola Corporativa
CAERD assume gestão do novo sistema de abastecimento de água em União Bandeirantes
CAERD instala flutuantes e realiza melhorias no acesso ao Igarapé Nazaré, na área da RRShow, em Ji-Paraná
Escola Corporativa da CAERD promove orientação profissional para menores aprendizes
Diretoria Executiva da CAERD participa do 3º Fórum Internacional Universalizar em Fortaleza
CAERD leva atendimento direto aos moradores dos residenciais Morar Melhor e Orgulho do Madeira em parceria com Seas
CAERD intensifica ações de regularização e melhorias no sistema de água em Campo Novo de Rondônia
CAERD prorroga prazo para negociação de débitos com até 90% de abatimento a clientes do Residencial Cristal da Calama em Porto Velho
CAERD inicia ampliação da rede hidráulica na sede da Rondônia Rural Show 2025
CAERD assume gestão dos sistemas de água e esgoto no Residencial Porto Fino, em Porto Velho
CAERD participa de edição especial do Rondônia Cidadã e reforça vínculo com moradores do Residencial Morar Melhor