Por Rejane Júlia • 23 de abril de 2025
Desenlace da fita marcou oficialmente inauguração da ETA de União Bandeirantes e a transferência da gestão hídrica para CAERD- Foto: Raiane Gomes
Em um momento histórico para a população de União Bandeirantes, o Governo de Rondônia entregou oficialmente, no dia 16 de abril, o novo Sistema de Abastecimento de Água do distrito, localizado a cerca de 160 quilômetros de Porto Velho. A obra, que garante 100% de cobertura de água tratada para mais de 30 mil moradores, passa agora a ser gerida pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – CAERD.
Durante o evento de entrega, que contou com a presença do governador Marcos Rocha e outras autoridades, integrantes da Diretoria Executiva da CAERD participaram da cerimônia, que marcou o início da atuação oficial da estatal na operação do sistema. Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual também anunciou o repasse da gestão à Companhia, reforçando o papel da CAERD como referência em saneamento básico no estado.
“Estamos levando dignidade, saúde e segurança hídrica ao povo de União Bandeirantes. Com a CAERD assumindo a operação do sistema, temos a certeza de que esse serviço essencial estará nas mãos de uma equipe técnica capacitada e comprometida com o bem-estar da população”, destacou o governador Marcos Rocha.
A estrutura entregue inclui uma moderna Estação de Tratamento de Água - ETA com capacidade para tratar 30 litros por segundo, estação elevatória, reservatório semienterrado de mil metros cúbicos, 3.577 metros de adutora, mais de 40 mil metros de rede de distribuição e 979 ligações domiciliares. O investimento total ultrapassa os R$ 9 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do Governo de Rondônia.
Desde março, equipes da CAERD atuam intensamente na realização das ligações domiciliares e na instalação de hidrômetros nas residências. A partir do dia 23 de abril, uma nova equipe entra em campo para o cadastramento dos clientes e formalização dos contratos com a Companhia, consolidando o início dos atendimentos regulares no distrito.
ÁGUA TRATADA NAS TORNEIRAS
Entre os moradores, a emoção tomou conta de quem, pela primeira vez, vê a água tratada saindo da torneira. É o caso da aposentada Efigênia Napoleão, que se mudou recentemente de Ouro Preto do Oeste para viver com a filha em União Bandeirantes. “Temos poço amazônico, mas a gente sempre ficou com receio da qualidade da água. Saber que agora vai sair água tratada da torneira me deixa mais tranquila, principalmente pela minha saúde e da minha netinha”, relatou dona Efigênia.
Moradora da zona rural, a cerca de 1,5 km do centro do distrito, Luzenir Pereira da Silva também comemorou. “Em União Bandeirantes ninguém tinha água tratada. Todo mundo usava poço, mas a gente sempre ficava com medo de contaminação. Agora, só de saber que vou poder abrir a torneira e ter água potável em casa dá um alívio no coração”.
Cleverson Brancalhão na casa do agricultor Luiz Carlos Flores em União Bandeirantes - Foto: Raiane Gomes
Já a dona de casa Francisca Costa da Silva dependia da água do poço do vizinho e compartilhou sua preocupação. “Era o que a gente tinha, mas nunca se sabe o que tem nessa água. Pode ter bactéria, ferrugem, até doença. Agora, com água tratada em casa, a gente vive com mais paz. Saúde começa pela água que a gente consome”, disse.
No distrito, o presidente da estatal acompanhou a agenda do governador, incluindo a visita à casa do agricultor Luiz Carlos Flores e de sua esposa, Irany Flores Moreira, onde houve a ativação da água na residência do casal. “Rapaz, quando eu vi aquela água saindo clarinha, eu me emocionei mesmo. É coisa que a gente esperava fazia anos. Só tenho a agradecer a Deus e a quem trabalhou pra isso acontecer”, declarou Luiz Carlos.
COMPROMISSO COM O FUTURO
Para o presidente da CAERD, Cleverson Brancalhão, assumir o sistema em União Bandeirantes é mais do que uma responsabilidade operacional — é um compromisso com o desenvolvimento social. “A CAERD está pronta para prestar um serviço de qualidade, com responsabilidade técnica e foco no cliente. Nosso objetivo é garantir que cada família tenha acesso contínuo e seguro à água tratada. Essa é uma conquista coletiva que fortalece a confiança da população na nossa Companhia”, afirmou.
Com mais de cinquenta anos de atuação, a estatal rondoniense recebe mais essa missão, de levar saúde pública e dignidade por meio do saneamento básico. A chegada da água tratada a União Bandeirantes não é apenas o fim de uma longa espera, é o início de uma nova história para as famílias do distrito.
CAERD integra ação da Agevisa e aproxima serviços da comunidade
Menores aprendizes da CAERD participam da 1ª Semana das Profissões promovida pela Escola Corporativa
CAERD assume gestão do novo sistema de abastecimento de água em União Bandeirantes
CAERD instala flutuantes e realiza melhorias no acesso ao Igarapé Nazaré, na área da RRShow, em Ji-Paraná
Escola Corporativa da CAERD promove orientação profissional para menores aprendizes
Diretoria Executiva da CAERD participa do 3º Fórum Internacional Universalizar em Fortaleza
CAERD leva atendimento direto aos moradores dos residenciais Morar Melhor e Orgulho do Madeira em parceria com Seas
CAERD intensifica ações de regularização e melhorias no sistema de água em Campo Novo de Rondônia
CAERD prorroga prazo para negociação de débitos com até 90% de abatimento a clientes do Residencial Cristal da Calama em Porto Velho
CAERD inicia ampliação da rede hidráulica na sede da Rondônia Rural Show 2025
CAERD assume gestão dos sistemas de água e esgoto no Residencial Porto Fino, em Porto Velho
CAERD participa de edição especial do Rondônia Cidadã e reforça vínculo com moradores do Residencial Morar Melhor