Caerd alerta para a importância do uso da água tratada

Por GMAM • 30 de novembro de -0001

A Gerente de Monitoramento Ambiental da CAERD, Maria Lucilene, esclarece à população a importância do consumo da água tratada, informando que as águas subterrâneas originam-se da infiltração da água da chuva no subsolo que alimentam os poços, nesse processo ocorre à lixiviação, ou seja, uma lavagem no solo, onde todas as substâncias presentes no solo começam a fazer parte da água subterrânea, inclusive as bactérias.


Os cientistas afirmam que as substâncias dissolvidas na água muitas vezes representam uma fonte de periculosidade à saúde humana, principalmente, para crianças e idosos. Nesse sentido é importante que a população seja bem informada da situação. A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD é contra o uso da água de poço para o consumo, devido à presença de bactérias e vírus causadores de doenças.

Estudos apontam que em Rondônia há uma cultura do uso da água através de poço, mesmo em locais com rede de água tratada e apontam também que quase 90% desses poços são rasos e escavados manualmente pelo próprio dono do terreno, muitos não têm tampas e ficam desprotegidos, muito próximos de valas a céu aberto e de fossas, ou em locais infestados por caramujos e outros animais.

É importante esclarecer que os poços mal tampados representam um canal de acesso direto da superfície do terreno com a água subterrânea e facilitam a contaminação além de não apresentarem segurança da qualidade da água para o proprietário. Causam ainda o alastramento da contaminação para outros poços e essa contaminação pode ocorrer de forma simples, até mesmo através de ‘brincadeira ingênua’ de criança com objetos nocivos (pilha ou bateria de celular) jogados no poço sem noção da periculosidade.

A Caerd preocupada com tal situação alerta a população sobre a importância do uso da água tratada, uma vez que, a água distribuída pela Companhia, cumpre os padrões de qualidade estipulado pelo Ministério da Saúde, garantindo a saúde básica da população e diminuindo a ocorrência de doenças como diarréia aguda, infecção intestinal, hepatite A e esquistossomose.

A Caerd empenhada em cumprir sua meta de universalização ao acesso a água tratada,  subsidia a tarifa social para a população de baixa renda, pois entende que todo indivíduo necessita usufruir dos benefícios do uso de água tratada que garantam a sua saúde e de seus familiares.
Imprimir

CAERD divulga resultado provisório do credenciamento de leiloeiros oficiais

CAERD abre credenciamento para leiloeiros públicos

CAERD recebe representantes de moradores da Vila Dnit para tratar do abastecimento de água

CAERD fortalece parcerias regionais com Saneacre em agenda estratégica no Acre

CAERD realiza 4ª oficina de gestão administrativa com gestores da Cgad

COMUNICADO GUAJARÁ-MIRIM 17/12/2025

CAERD oferece oportunidade para clientes quitarem dívidas com até 95% de desconto no mutirão do Tribunal de Justiça de Rondônia

COMUNICADO NOVA MUTUM PARANÁ 13/12/2025

COMUNICADO CEREJEIRAS 11/12/2025

Honraria máxima da CAERD celebra profissionais que impulsionaram avanços e garantiram destaque no Prêmio Ser Humano 2025

CAERD realiza sonho de menina de 5 anos durante evento de entrega de presentes da Campanha Papai Noel dos Correios

COMUNICADO COLORADO DO OESTE 10/12/2025