Por Rejane Júlia • 25 de julho de 2024
Atendendo ao convite do Tribunal de Contas de Rondônia- TCE/RO, a Diretoria Executiva da CAERD marcou presença na palestra "Novo Marco Legal do Saneamento Básico: Resultados do Levantamento em Rondônia", promovida pela Escola Superior de Contas - ESCon. Participaram do evento o presidente da Companhia, Cleverson Brancalhão, o diretor técnico e operacional, Lauro Fernandes, o diretor financeiro, Nestor Borralho, a controladora interna, Andreia Tamayose, além de assessores da empresa.
O encontro, que revelou os resultados do levantamento sobre a situação do saneamento básico em Rondônia, destacou as implicações do Novo Marco Legal do Saneamento Básico - NMLSB. A Coordenadoria Especializada em Políticas Públicas do TCE elaborou o material com dados obtidos pelo Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico - Sinisa, que substituiu o antigo Snis. Os dados referem-se ao ano de 2022 e abrangem abastecimento de água, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e drenagem urbana.
"O que se pode ver é que, nos últimos cinco anos, o NMLSB estimulou investimentos. Rondônia teve o maior aumento em investimento per capita em água e esgoto, crescendo o índice de atendimento, comparado com o Norte e o Brasil", destacou Marcos Vinicius Sampaio Silva, coordenador da Cepp do TCE. Ele também ressaltou a importância da Lei da Microrregião, criada pelo Poder Executivo Estadual, para solucionar os desafios do saneamento básico no Estado.
O diretor técnico e operacional, Lauro Fernandes, parabenizou o trabalho apresentado e afirmou: “O Tribunal de Contas tem sido um parceiro importante, trazendo informações transparentes para que a sociedade tenha acesso a dados reais. Saneamento básico é saúde pública. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, tem dado muita atenção ao setor, com investimentos de mais de R$ 240 milhões para a implantação de um novo sistema que contemplará toda a população do estado com água potável”.
O presidente da Companhia, Cleverson Brancalhão, também elogiou o trabalho e informou que a equipe da CAERD já está lançando os dados de 2023 no Sinisa. "É fundamental que um órgão como o TCE apresente informações detalhadas, evidenciando que Rondônia foi o Estado que mais investiu em água e esgoto nos últimos cinco anos. Esta é uma chancela inestimável para a Companhia", afirmou Brancalhão. "Por isso, nossa gestão tem levado a sério o lançamento de dados da estatal nesse sistema, garantindo transparência e eliminando qualquer dúvida sobre os investimentos e ações realizadas".
Ao final da palestra, o coordenador apresentou recomendações e respondeu às perguntas dos participantes.
COMUNICADO PORTO VELHO 08/07/2025
COMUNICADO URUPÁ 08/07/2025
COMUNICADO URUPÁ 06/07/2025
COMUNICADO PORTO VELHO - REGIÃO CENTRAL 04/07/2025
Reservatórios residenciais garantem segurança no abastecimento durante verão amazônico
CAERD conclui melhorias no sistema de abastecimento de água no distrito de São Carlos
COMUNICADO URUPÁ 01/07/2025
Mascote da CAERD leva diversão e conscientização ao PVH em Ação
CAERD aproxima serviços da população em evento da Prefeitura de Porto Velho
Equipe operacional da CAERD atua na recuperação de rede no distrito de São Carlos
CAERD fortalece visão estratégica ao participar do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento em São Paulo
COMUNICADO PORO VELHO- ZONA SUL 26/06/2025