Por Richard Neves • 11 de junho de 2024
Os desafios e estratégias para o saneamento básico foram alguns dos assuntos discutidos durante a Câmara Técnica Comercial da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento – Aesbe, que aconteceu na última terça-feira (5), em Vitória (ES). A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – CAERD foi representada pela diretora administrativa e comercial, Elisandra Loras. O coordenador comercial de negócios da Companhia, Walmir Brito também participou do evento.
Durante a Câmara Técnica Comercial, os participantes discutiram ainda sobre a cobrança de disponibilidade de água, um tema atualmente regulamentado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O mecanismo, que assegura a manutenção da infraestrutura de abastecimento mesmo quando o consumo é reduzido, foi analisado sob a ótica da sua equidade e eficácia. Os demais representantes das empresas presentes compartilharam suas experiências e os desafios enfrentados na adaptação a essa exigência, refletindo sobre a melhor forma de ajustar suas práticas para atender às regulamentações da ANA sem prejudicar os consumidores.
Outro ponto de debate foi o refaturamento de vazamentos internos, um problema recorrente que afeta tanto as finanças das empresas quanto a satisfação dos clientes. Durante a discussão, foram apresentadas propostas para equilibrar o impacto financeiro dessa prática, garantindo que os consumidores não sejam penalizados indevidamente enquanto se promove a reparação rápida dos vazamentos. Os representantes das companhias discutiram a importância de transparência e comunicação eficaz com os consumidores para lidar com esses incidentes de maneira justa e eficiente.
"A participação da Caerd na Câmara Técnica Comercial da Aesbe reflete nosso comprometimento em contribuir ativamente para o desenvolvimento do setor de saneamento no Brasil. Estamos empenhados em buscar constantemente novas formas de aprimorar nossos processos e serviços, sempre com foco no bem-estar e na satisfação dos nossos clientes", afirmou Elisandra Loras.
COMUNICADO JI-PARANÁ 11/10/2025
COMUNICADO NOVA MAMORÉ 10/10/2025
COMUNICADO CASTANHEIRAS 09/10/2025
COMUNICADO CASTANHEIRAS 09/10/2025
COMUNICADO NOVA MAMORÉ 09/10/2025
COMUNICADO SANTA LUZIA D'OESTE 08/07/2025
COMUNICADO JI-PARANÁ 07/10/2025
COMUNICADO JI-PARANÁ 07/10/2025
COMUNICADO MIRANTE DA SERRA 07/10/2025
COMUNICADO CANDEIAS DO JAMARI 07/10/2025
CAERD leva diversão e educação ambiental em evento dedicado às crianças na zona Leste de Porto Velho
COMUNICADO MIRANTE DA SERRA 07/10/2025