Por Rejane Júlia • 21 de março de 2024
Diretor técnico operacional, Lauro Fernandes com os estudantes
Um grupo de mais de 60 estudantes de uma escola na Vila da Eletronorte, em Porto Velho, realizou uma visita à Estação de Tratamento de Água - ETA da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – Caerd, com o objetivo de entender o processo de tratamento de água, desde a captação até chegar às torneiras. Os alunos, com idades entre 14 e 16 anos, do 9º e 1º ano do Ensino Médio, acompanhados por professores de química, geografia e redação, foram recebidos pelo diretor técnico operacional da Caerd, Lauro Fernandes.
Em uma conversa cativante, Fernandes destacou a importância da água, a necessidade de preservar as fontes e abordou a crise hídrica atual, instigando os jovens a cuidarem desse recurso precioso. Ele enfatizou: "Ao abrir nossas portas para os estudantes, a Caerd garante que eles compreendam as etapas do tratamento de água até chegar às suas torneiras, promovendo a conscientização de que a água é finita e que precisamos preservar".
Antes da experiência prática na ETA, os alunos receberam uma aula teórica sobre os critérios de tratamento de água ministrada pela engenheira ambiental Mônica Cerqueira. Ela ressaltou que a estatal segue os padrões rigorosos estabelecidos pelo Ministério da Saúde - MS para garantir a potabilidade da água. "Nem toda água cristalina é segura para consumo; água não tratada pode causar doenças", enfatizou.
Sob a orientação da engenheira ambiental e sanitarista, Andiara Vale e do engenheiro químico Georgeano Maciel, os alunos exploraram a ETA, observando processos como: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e correção do pH. Acompanharam a jornada da água pelos reservatórios antes de ser distribuída às residências.
Refletindo sobre a experiência, a professora de química Tânia Helena Ferreira expressou gratidão à Caerd, afirmando: "Compreender essas etapas do tratamento de água é fundamental. Nossos alunos tiveram uma aula prática de química e uma experiência enriquecedora. Agradecemos à Companhia por proporcionar essa vivência única".
Na disciplina de geografia, os alunos aprofundaram o entendimento sobre a bacia hidrográfica da região Norte, incluindo o rio Madeira e a infraestrutura da ETA.
A visita foi encerrada com a distribuição de lembranças, incluindo canecas comemorativas pelos 54 anos da Caerd.
Essa experiência imersiva certamente proporcionará aos alunos conteúdo valioso para futuras redações, aprimorando suas habilidades de escrita e contribuindo para seu desenvolvimento intelectual.
Reservatórios residenciais garantem segurança no abastecimento durante verão amazônico
CAERD conclui melhorias no sistema de abastecimento de água no distrito de São Carlos
Mascote da CAERD leva diversão e conscientização ao PVH em Ação
CAERD aproxima serviços da população em evento da Prefeitura de Porto Velho
Equipe operacional da CAERD atua na recuperação de rede no distrito de São Carlos
Presidente da CAERD recebe representante de Nova Califórnia
CAERD publica 18ª chamada de aprovados no Processo Seletivo 04/2023
Tenda da CAERD vira referência em sustentabilidade na 3° Feira Cultural Café com Milho e 13ª Pomerfest
Mascote CAERD conquista crianças e pais na Feira Café com Milho
CAERD leva água, educação e cidadania à Feira Café com Milho, em Espigão do Oeste
CAERD abre as portas para visita técnica de estudantes na ETA Nova, em Porto Velho
Presidente da CAERD recebe visita institucional de representantes de Ouro Preto do Oeste