Por Rejane Júlia • 07 de agosto de 2023
O pedido para que o sistema de distribuição de água em Calama, distrito de Porto Velho, do Baixo Madeira fosse operacionalizado pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – Caerd partiu da própria população. A decisão dos moradores foi tomada depois que a comunidade ficou sem o recurso hídrico por uma semana. Período em que a concessionária de energia elétrica em Rondônia realizou o desligamento de energia na unidade geradora da localidade ribeirinha, onde há um poço tubular profundo que abastece as mais de 400 famílias do distrito.
“Foram dias muito difíceis para uma comunidade onde há muitos idosos, Crianças e recém-nascidos. As escolas e Unidade de Saúde têm poços, mas como enviar nossos filhos para a escola sem um mínimo de asseio, sem mesmo ter uma alimentação adequada por falta de água”, desabafa, Marivani dos Reis da Silva, que tem um comércio na localidade.
O presidente da Associação de Agricultores e Agroextrativistas do Baixo Madeira, Simião Regis Pinto, comenta que o setor chacareiro que já sente as consequências do verão amazônico, com a falta da água piorou. “A comunidade foi obrigada a parar os trabalhos de produção de farinha para não perder mais matéria prima”, pontua.
Diante das dificuldades enfrentadas pelas famílias com a falta de água, a comerciante Marivani dos Reis e o pastor de uma igreja evangélica de Calama, John Mark Mantonya, que reside desde 2014 na localidade, fizeram um documento com a assinatura dos moradores e enviaram ao Ministério Público do Estado, Prefeitura de Porto Velho, concessionária de energia de elétrica e também à Caerd, solicitando que a Companhia assumisse o fornecimento de água da localidade.
“Há anos a Caerd vem prestando assistência operacional à unidade com apoio na manutenção de equipamentos e produtos químicos para que as famílias do distrito possam ter em casa a água potável, pronta para o consumo e o Poder Executivo dará total apoio à Companhia para que, não só a comunidade de Calama tenha acesso a água de qualidade, mas toda a população do Estado”, pontuou o governador de Rondônia, Marcos Rocha.
Na última quarta-feira (2), o Governo de Rondônia liberou uma aeronave para o presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão, visitar o distrito e avaliar as condições da unidade geradora. O sistema foi supervisionado pelo funcionário da Eletromecânica, Alan Costa Júnior, que substituiu os cabos elétricos e diante da decisão da justiça, o sistema foi restabelecido retornando com a distribuição de água às famílias.
PROCEDIMENTOS
Cleverson Brancalhão se reuniu com a comunidade detalhando de como serão os procedimentos a partir de agora, para que a Caerd ofereça um serviço de qualidade às famílias. “Na audiência ficou acordado que a Companhia, a partir de hoje, passa a administrar o sistema de distribuição de água em Calama. A prefeitura vai repassar a documentação referente a outorga dos poços que são utilizados na localidade, a fim de evitar problemas como este no futuro. Nos próximos dias, nossa equipe vai estar realizando os testes para garantir a excelência da água. Além disso, adotaremos métodos de medição justos para a cobrança, assegurando que todos contribuam de forma equitativa", salienta.
“Fico feliz pela organização, desempenho, profissionalismo da Caerd na melhoria do abastecimento de água com qualidade para toda população ribeirinha do distrito de Calama após 20 anos de abandono. Não só eu, mas toda a comunidade está confiante na melhoria da qualidade de vida, saúde e bem estar”, agradeceu o pastor John Mark Mantonya.
UNIDADE DE CALAMA
O diretor técnico operacional da Caerd, Lauro Fernandes explica que: “O sistema de distribuição de água em Calama, embora inicialmente implantado pela Fundação Nacional de Saúde - Funasa, sempre teve a Companhia como parceira operacional, dando apoio na manutenção de equipamentos e produtos químicos, sempre que solicitado pela prefeitura, para garantir água tratada e segura”.
Do poço tubular profundo a água é bombeada para a caixa d’água, que abastece mais de 400 famílias do distrito, que a partir de agora vão iniciar uma nova história com a parceria entre comunidade e a Caerd.
COMUNICADO PORTO VELHO - REGIÃO CENTRAL 04/07/2025
Reservatórios residenciais garantem segurança no abastecimento durante verão amazônico
CAERD conclui melhorias no sistema de abastecimento de água no distrito de São Carlos
COMUNICADO URUPÁ 01/07/2025
Mascote da CAERD leva diversão e conscientização ao PVH em Ação
CAERD aproxima serviços da população em evento da Prefeitura de Porto Velho
Equipe operacional da CAERD atua na recuperação de rede no distrito de São Carlos
CAERD fortalece visão estratégica ao participar do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento em São Paulo
COMUNICADO PORO VELHO- ZONA SUL 26/06/2025
COMUNICADO JI-PARANÁ 26/06/2025
Presidente da CAERD recebe representante de Nova Califórnia
COMUNICADO PORTO VELHO 25/06/2025