Novas ligações de água em Jaru vão ser a custo zero para clientes que firmarem contrato até janeiro de 2024

Por Rejane Júlia • 21 de junho de 2023

Com as obras ativas do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC iniciadas neste mês de junho, moradores do município de Jaru, que ainda não têm acesso aos serviços de abastecimento de água da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – Caerd, podem aderir ao sistema, firmando o contrato de adesão às novas ligações. Desde 2019, o Governo de Rondônia conseguiu destravar gradativamente várias obras do PAC, principalmente as que se referem ao sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A boa notícia é que, as despesas de escavação, taxas e materiais relacionadas à instalação das novas ligações serão gratuitas, entretanto, existe um prazo. A gestora da Gerência Operacional e de Negócios de Jaru – Gjar, Daniela Eleotério, explicou que, “até janeiro de 2024, os clientes poderão aderir ao sistema da Companhia sem nenhum custo adicional. Aqueles interessados devem procurar o escritório da empresa em Jaru, para assinar o contrato de adesão. O único valor a ser pago pelo consumidor será o consumo diário de água, medido pelo hidrômetro”.

DO PRAZO

O responsável pela Coordenadoria de Gestão Comercial e Negócios – Cgcn, Walmir Brito destacou a importância de aderir ao sistema dentro do prazo estabelecido. “Àqueles que não aderirem até janeiro do próximo ano terão que arcar com os custos das ligações a partir de fevereiro. Conforme previsto na Lei Federal n° 14.026/20, que atualiza o marco legal do Saneamento Básico, o Artigo 45 estabelece a obrigatoriedade dos moradores se conectarem aos serviços públicos disponíveis”.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha comentou que, “as novas ligações de água em Jaru são essenciais para garantir o acesso de todos os cidadãos aos serviços básicos de saneamento. A Caerd está comprometida em melhorar a qualidade de vida da população e em cumprir a legislação vigente no setor “.

O presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão reforçou que, “o Artigo 45 da Lei n° 14.026 é bastante claro, as edificações permanentes urbanas devem estar conectadas às redes públicas de abastecimento de água e esgotamento sanitário disponíveis, estando sujeitas ao pagamento de taxas, tarifas e outros preços públicos relacionados à disponibilização e manutenção da infraestrutura e ao uso desses serviços”.

FORÇA-TAREFA

Nesta semana, a equipe da Caerd de Jaru realiza uma força-tarefa com visitas aos moradores para firmar o contrato de adesão à nova ligação de água. Na loja de serviços, os clientes devem apresentar cópias dos documentos pessoais e do imóvel, como contrato de compra e venda, contrato de locação ou Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU.

Imprimir

CAERD divulga resultado provisório do credenciamento de leiloeiros oficiais

CAERD abre credenciamento para leiloeiros públicos

CAERD recebe representantes de moradores da Vila Dnit para tratar do abastecimento de água

CAERD fortalece parcerias regionais com Saneacre em agenda estratégica no Acre

CAERD realiza 4ª oficina de gestão administrativa com gestores da Cgad

COMUNICADO GUAJARÁ-MIRIM 17/12/2025

CAERD oferece oportunidade para clientes quitarem dívidas com até 95% de desconto no mutirão do Tribunal de Justiça de Rondônia

COMUNICADO NOVA MUTUM PARANÁ 13/12/2025

COMUNICADO CEREJEIRAS 11/12/2025

Honraria máxima da CAERD celebra profissionais que impulsionaram avanços e garantiram destaque no Prêmio Ser Humano 2025

CAERD realiza sonho de menina de 5 anos durante evento de entrega de presentes da Campanha Papai Noel dos Correios

COMUNICADO COLORADO DO OESTE 10/12/2025