O gato de água não gera apenas prejuízos para a companhia. Também são causados impactos para diversos setores da sociedade.
Você sabia que os gatos de água estão entre os maiores causadores de problemas para o abastecimento de água? Nós necessitamos desse recurso para beber, cozinhar, lavar roupa e louça, molhar as plantas etc., e as ligações clandestinas acabam comprometendo a estrutura física do encanamento com infiltrações, por exemplo.
É muito comum também que o material utilizado para a interligação clandestina seja inadequado. Desse modo, o gato favorece vazamentos na rede, provocando o desperdício de água. Além disso, o gato também pode impactar no abastecimento de outras regiões, já que prejudica diretamente no fluxo da água durante a distribuição.
Além disso, a fraude cria uma situação injusta para a população, em que os consumidores que têm seu consumo regularizado acabam pagando a conta dos que fazem uso dos gatos. Afinal, quem não está pagando pela água consumida não tem a preocupação de usá-la com consciência.
Em geral, quem faz gato de água acaba utilizando esse recurso de maneira desmedida, sem qualquer preocupação com o consumo consciente. Assim, quando não há um desperdício desmedido, promovemos a preservação da água e evitamos a escassez hídrica. A água é fundamental para o equilíbrio ambiental do planeta, e sua falta impacta também na sobrevivência de animais e plantas de diferentes ecossistemas.
Outro grande problema que uma interligação fraudulenta de água pode causar é a contaminação da água. Dessa forma, não apenas o meio ambiente é prejudicado, mas também a sua saúde e da sua família. E não para por aí: a contaminação pode atingir a rede de distribuição e contaminar a água que abastece toda a cidade.