Gato de água… Não é raro vermos notícias de pessoas ou estabelecimentos que foram flagrados fazendo ligações clandestinas para não precisar pagar a companhia.
Procurar soluções fora da legalidade pode trazer sérios riscos e prejudica diversos setores. Por isso, é importante entender sobre o assunto, uma vez que quem comete esse delito não está apenas levando vantagem ao não pagar a conta de água, mas também causando problemas para a sociedade como um todo.
Gato de água é o nome popular que as pessoas dão para as ligações clandestinas feitas por alguns usuários. É o que acontece quando um usuário interliga o seu ramal diretamente, de maneira indevida, a uma rede distribuidora de água, recebendo o serviço da companhia sem pagar por ele.
Além disso, as fraudes na medição também são chamadas de gato de água. Isso acontece quando um hidrômetro é modificado ou danificado propositalmente para que a medição do consumo seja feita de forma irregular e o usuário pague menos do que de fato foi consumido.
Essas são as duas formas mais comuns de consumir água sem pagar por ela. Em ambos os casos, é possível constatar a fraude pela queda no consumo do imóvel do cliente. De olho nesse dado, a companhia começa a acompanhar a unidade consumidora mais de perto para verificar se a variação atípica é de fato suspeita.
Quando falamos em gato de água, não podemos deixar de citar o consumo excessivo e a contaminação da rede de abastecimento de água. Essa prática pode gerar problemas em diversas frentes, como no meio ambiente e no cotidiano das cidades.