Governo inicia implantação do Programa Água para Todos

Por Decom • 22 de janeiro de 2014

A iniciativa do Programa Água Para Todos é do Ministério da Integração Nacional, como parte das ações previstas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A finalidade é a de universalizar o acesso ao uso da água a partir do repasse de recursos federais para ações que garantam acesso à água para as comunidades rurais cujos habitantes se encontram em situação de vulnerabilidade social.


A assinatura do Termo de Compromisso entre o Ministro da Integração, Francisco José Coelho Teixeira e o Governador Confúcio Aires Moura, foi feita no último mês de dezembro e vai  garantir o início da implantação do programa neste primeiro bimestre, a partir da formação do Comitê Gestor Estadual, que será presidido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). 

O Comitê Gestor Estadual será composto pelas secretarias estaduais do Desenvolvimento Ambiental (Sedam); Assistência Social (Seas); de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri); Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd); Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen); Companhia de Pesquisa  e Recursos Minerais (CPRM); Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro); Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – (Emater/RO); Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBM); Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Conselho das Associações e Cooperativas do Médio e Baixo Madeira (Conacobam) e, mais adiante, os municípios beneficiados.  

De acordo com o secretário George Braga, da Sepog, serão investidos cerca de R$ 16 milhões na construção de sistemas coletivos de abastecimento de água para comunidades rurais, para consumo humano e para a produção agrícola e alimentar por meio de tecnologias que incluam a captação, adução, tratamento, reserva e distribuição de água oriunda de corpos d’água, poços ou nascentes.  

O coordenador do Programa, Natan Oliveira, explicou que o foco da ação será as regiões mais carentes do Estado de Rondônia. O público beneficiado pelo programa são, sobretudo, as comunidades tradicionais quilombolas e ribeirinhas, descendentes de seringueiros nordestinos e de índios que sobrevivem essencialmente da pesca artesanal ou da agricultura familiar. 

As primeiras ações a serem executadas neste ano serão os fóruns locais em conjunto com as prefeituras, o levantamento técnico e georreferencial das áreas para identificação da localização das construções dos poços, além da verificação da potabilidade da água nas localidades situadas às margens do rio Madeira, em Porto Velho e nos municípios de Costa Marques, São Francisco do Guaporé e Urupá. 

As famílias beneficiadas serão aquelas com perfil compatível às diretrizes e objetivos do Plano Brasil sem Miséria do Governo Federal.

Texto: Marcela Bonfim

Imprimir

RETROSPECTIVA CAERD - Credibilidade fortalecida, ampliação do abastecimento e modernização de ETAs marcam ações da CAERD em 2024

CAERD estimula regularização de débitos em ação conjunta no Residencial Morar Melhor, em Porto Velho

CAERD leva solução emergencial para restabelecer abastecimento de água em Calama

CAERD participa de vistoria em obra de abastecimento em União Bandeirantes, com mais de 80% concluída

CAERD presente no 1º Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil em Tocantins

CAERD firma acordo de regularidade fiscal com União, superando uma dívida de mais de R$ 1 bilhão

CAERD participa do I Fórum de Gestão Pública para fortalecer práticas de governança e inovação

Clientes com contas de água em aberto podem renegociar débitos com até 95% de desconto

CAERD presta atendimentos a clientes durante Feirão Limpa Nome, em Porto Velho

CAERD realiza atendimentos no Residencial Cristal da Calama durante Plantão Social

Equipe da CAERD realiza força-tarefa na Ponta do Abunã para modernizar sistema de água

Fornecimento de água em Porto Velho é reforçado com nova adutora ligada ao reservatório da ETA nova