Por Jaru Online • 30/11/-0001
A AGRISHOW 2010 - Festa Agropecuária de Jaru que aconteceu durante os dias 23 a 27, foi marcada por uma atividade jamais realizada em eventos desta temática, referimos à CAERD que atuou com estande fazendo a demonstração do tratamento de água e os prejuízos através de torneiras pingando. Diversas ações foram realizadas pela equipe que falou sobre as doenças de veiculação hídrica, preservação ambiental, custo/benefício da água tratada, orientaram quanto a métodos para evitar o desperdício, entre outras. O estande estava anexo ao da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, a exposição do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Projeto de Desenvolvimento Institucional da CAERD, o qual está sendo executado em 12 municípios.
Os trabalhos foram apresentados através de uma Mini-ETA: Estação de Tratamento de Água, uma bancada de torneiras hidrometradas, imagens com informações e vídeos em datashow, entrega de folders educativos e informativos. Segundo a Coordenadora do Projeto Seilza Souza este trabalho tem como objetivo conscientizar a população para a importância de consumir água tratada, uma vez que está comprovado através de pesquisas que os poços amazonas estão contaminados por coliformes fecais e alta concentração de iodo, mercúrio e chumbo substâncias causadoras de câncer. Há também preocupação quanto a educação ambiental, por isso o trabalho é realizado em parceria com a SEMMA, EMATER, Instituições de Ensino e Veículos de Comunicação.
Para a equipe, o evento foi de excelência, pois devido ao grande público ali presente durante todos os dias, fez com que contribuísse com o sucesso da divulgação do projeto. A equipe ainda na ocasião agradeceu a todos que visitaram o estande e que direta ou indiretamente os apoiaram. Informam também que estão a disposição das instituições para realizar parceria e desenvolver trabalhos nesta temática.