Presidente da Caerd esclarece boatos sobre empresa em Rolim de Moura

Por Assessoria • 12/02/2017

A presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD), Iacira Azamor, visitou Rolim de Moura, na manhã desta sexta-feira, 10. Na oportunidade ela recebeu a imprensa do município para uma coletiva onde aproveitou para tirar algumas relativas às atividades desenvolvidas pela empresa e esclarecer o processo judicial que envolve a companhia, uma vez que o prefeito da cidade está tentando substituir a Caerd por uma empresa terceirizada com sede no estado de São Paulo.

 


Segundo a presidente a Caerd o processo de terceirização ainda está em discussão judicial e a empresa não questiona o direito de concessão que é do município, conforme determina a Lei Federal do Saneamento Básico, a 11.445/07, mas defende a continuidade do atendimento pela empresa, que atualmente possui um patrimônio que pertence ao povo e por isso o município não tem que pagar novamente pelo serviço. Iacira assegurou que a empresa irá brigar por esse patrimônio.

 


Outro esclarecimento importante feito pela presidente Iacira é relativo ao processo de desestatização pelo qual a Caerd vem passando. Para ela é a necessário manter todos os municípios agregados junto à concessão para que o estado em parceria com a Caerd e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), possa fazer um processo de universalização de 100% de água e esgotos para todos os municípios de Rondônia. “Não podemos neste momento abrir mão de nenhum município para que ao final deste processo, todos, incluindo os de menor porte, possam beneficiados”, destacou.

 


Ela lembrou ainda que no final de 2015 o executivo de Rolim de Moura deixou perder um recurso destinado para o saneamento básico, na casa dos 36 milhões. A presidente esclareceu que à pedido do próprio município o governador Confúcio Moura autorizou que Rolim de Moura fosse o interveniente executor, entretanto a obra não foi executada. Como fruto da falta da execução, além de perder todo o valor, ainda foi determinado que fosse devolvido os mais de um milhão e duzentos mil reais, pagos pelo atual prefeito.

 


Após a coletiva, Iacira Azamor, acompanhada da Superintendente da Regional Rio Machado, Neuza Gomes visitou outros órgãos no município. De acordo com a diretoria da Caerd, foi realizado um levantamento do processo de licitação dos serviços de água e esgoto em Rolim de Moura e produzido um relatório onde aponta algumas observações a cerca do certame licitatório. O documento foi entregue ao presidente da Câmara de Vereadores, Aldo Julio e demais membros do legislativo presente ao encontro, bem como ao Ministério Público e ao próprio prefeito.